DestaquesPolítica

Câmara deve começar a debater nova concessão do parquímetro da Capital nos próximos dias

A autorização de concessão do estacionamento rotativo no centro de Campo Grande está na Câmara Municipal. O novo Projeto de Lei que trata do assunto foi reenviado pela prefeita Adriane Lopes (PP) e prevê o total de 6,2 mil vagas.

Até 2022, quando a Metro Park era a responsável pelo parquímetro, eram 2.458 vagas no quadrilátero formado pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Mato Grosso, Calógeras e Rua Padre João Crippa. A empresa teve o contrato rescindido.

A matéria enviada à Câmara determina o tempo máximo de 15 anos de concessão, com direito a prorrogação por mais 15 anos. O processo de licitação será do tipo concorrência para a exploração do SER (Sistema de Estacionamento Rotativo).

Consta ainda que o concessionário deverá realizar novos investimentos proporcionais e compatíveis com os realizados no período original, bem como efetuar o pagamento de nova outorga a ser estabelecida pelo Poder Concedente.

A Prefeitura quer que o valor da outorga e da remuneração obtida seja aplicado na subvenção econômica ao sistema municipal de transporte público coletivo, com execução de obras ou serviços.

Esse é o segundo Projeto de Lei enviado pela prefeita sobre a concessão do parquímetro no intervalo de um ano. Há seis meses, outra matéria chegou até à Casa, mas foi retirado por divergências entre os vereadores. A cobrança está desativada há um ano e dez meses.