ArticulistaArtigos

A compaixão em tempos de pandemia. Você está pensando no teu próximo?

A pandemia provocada pelo novo coronavírus traz para a humanidade uma grande e importante lição que fora esquecida ao longo do tempo. Falo do sentimento da compaixão, do amor ao próximo, do respeito aos mais necessitados. 

Há muito tempo o mundo não vive a experiência da dor comum. A certeza que tenho é de que todas as famílias tenham tido, pelo menos, uma pessoa atingida pelo vírus. Compartilhamos os efeitos de uma mesma doença e sentimos o pesar por aqueles que não resistiram.

Ver a situação do Estado do Amazonas, com corpos sendo sepultados em valas comuns por não haver mais espaço no cemitério é a imagem mais simbólica do que está sendo a pandemia no Brasil.

Em meio a isto, acompanhamos a briga política por parte de nossos governantes. O jogo de interesses pessoais acontece em um tabuleiro formado por corpos, onde as peças são as próprias vítimas da Covid-19.

Será que os engravatados realmente estão preocupados com aqueles que os elegeram ou querem apenas se sobressair como vitoriosos quando tudo isso passar, dizendo que não foi preciso fechar tudo (lockdown) por terem tomado as medidas certas?

Todos nós, independentes da posição social, política ou da crença, devemos fazer florir o sentimento da compaixão e mudar o comportamento individualista e radical que tanto temos visto por ai.

Você pode ser contrário ao uso das máscara por acreditar que ela não impede a transmissão do vírus, pode ser crítico ao que a grande mídia divulga achando que tudo é uma conspiração e até mesmo defender que a doença foi planejada pela China para dominar o mercado global. Mas é preciso pensar no próximo no teu agir.

Tomar a vacina não vai apenas proteger a ti mesmo, mas vai ajudar a salvar todos aqueles que compartilham do seu dia a dia. O teu egoísmo, o teu orgulho e a tua posição contrária podem provocar mais vítimas fatais.

Sejamos humildes e tenhamos a compaixão necessária para que essa pandemia possa acabar e a vida normal seja retomada.

 

Aluízio Borges é advogado, empresário e ex-deputado estadual de Mato Grosso do Sul

Deixe um comentário