Twitter anuncia ferramenta para evitar retuíte de fake news
A rede social Twitter anunciou na quarta-feira (10), através de seu perfil oficial de suporte técnico, que está testando um novo recurso para dar mais segurança aos usuários e também para evitar o compartilhamento de notícias falsas, as chamadas Fake News.
Conforme explicado, a rede social mostrará uma mensagem ao usuário sempre que este for compartilhar algum tipo de link. O texto questionará o internauta se o texto que está prestes a ser compartilhado foi lido por inteiro.
Sharing an article can spark conversation, so you may want to read it before you Tweet it.
To help promote informed discussion, we're testing a new prompt on Android –– when you Retweet an article that you haven't opened on Twitter, we may ask if you'd like to open it first.
— Support (@Support) June 10, 2020
“Para ajudar a promover uma discussão embasada, estamos testando uma nova solicitação no Android (sistema operacional) – e quando você retuitar um artigo que não acessou no Twitter, podemos perguntar se você deseja abri-lo antes de compartilhá-lo”, disse a rede social.
A iniciativa do Twitter tem relação direta com as eleições presidenciais americanas, que devem ocorrer dentro de cinco meses. Na última delas, vencida pelo atual presidente Donald Trump, houve sérias acusações de notícias falsas terem influenciado no resultado.
O presidente republicano tem mais de 80 milhões de seguidores na plataforma e a usa diariamente para anunciar políticas, atacar seus oponentes e comentar as últimas notícias.
Situação semelhante tem acontecido no Brasil, onde o presidente da República Jair Bolsonaro, que tem 6,6 milhões de seguidores, também costuma atacar seus adversários, a imprensa e compartilhar notícias e informações por vezes duvidosas.