Facebook anuncia novas ferramentas de áudio, incluindo provável rival do Clubhouse
O Facebook anunciou nesta segunda-feira (19) novas ferramentas de áudio na plataforma. Ainda não há uma data exata para o lançamento, mas as novidades devem chegar no final de junho.
Entre os novos serviços estão o Soundbite, com pequenas postagens em áudio, podcasts e o Live Audio Rooms, que aparece como um possível rival do Clubhouse.
Veja as principais novidades de áudio no Facebook:
- Live Audio Rooms (Salas de áudio ao vivo, português): similar ao Clubhouse, permitirá discussões em áudio nos grupos e também salas para figuras públicas se apresentarem.
- Podcasts: os programas tocarão diretamente na plataforma.
- Soundbite: áudios curtos e “clipes de áudio” para “pequenas histórias”.
Como será o ‘Clubhouse do Facebook’?
A rede social disse que a nova ferramenta começará a ser testada no Facebook e também no Messenger. Com salas de áudio ao vivo, a funcionalidade deve estar disponível a todos usuários da plataforma até o verão nos Estados Unidos, que inicia no final de junho.
O serviço poderá ser utilizado dentro de grupos, mas a empresa disse que as salas de áudio poderão ser utilizadas também por figuras públicas, para que “possam conversar entre elas, com especialistas e os fãs”.
Podcasts no Facebook
Os podcasts poderão ser escutados diretamente no Facebook. Além do tocador disponível na rede social, a empresa diz que ajudará aos usuários a encontrarem publicações. “Nós iremos ajudar a encontrá-los com base nos seus interesses, a comentar sobre eles e recomendá-los a seus amigos”, afirmou.
O que é o Soundbite?
O Facebook vai disponibilizar a criação de áudios curtos, “clipes de áudio” para “pequenas histórias, piadas, momentos de inspiração, poemas e muitas outras coisas que ainda não imaginamos”, diz a empresa.
Primeiro a ferramenta será oferecido para um “pequeno número de criadores”. Só depois de refinado ele poderá ser acessado por todos os usuários.
Entre os primeiros a criar para Soundbites estão o comediante Drew Lynch, compartilhando seus comentários e críticas gastronômicas no ASMR; Lolo Spencer, uma defensora da acessibilidade, recitando afirmações diárias e suas citações aspiracionais favoritas; Tobe Nwigwe, um visionário e empresário que poderia compartilhar suas “conversas com Tobe” sobre paternidade e ser da primeira geração de nigerianos americanos; Molly Burke, uma palestrante motivacional cega, gravando histórias empoderadoras sobre superação de adversidades; e Josh Sundquist, um autor e comediante, usando efeitos de voz para ampliar suas personificações e contar histórias.
*Por G1