Política

Zeca do PT lança pré-candidatura a prefeitura de Campo Grande

O deputado estadual Zeca do PT revelou ou anunciou ‘oficialmente’ em um blog de notícias sobre política, o Investiga MS, que pretende entrar na corrida eleitoral de 2024, pela prefeitura de Campo Grande. O atual parlamentar petista, que já foi duas vezes governador de Mato Grosso do Sul, que já vinha sendo falado por ‘terceiros’ como postulante ao Paço municipal, hoje, ratificou que será pré-candidato à Prefeitura. A pretensão, apesar dele ainda ser a maior figura do petismo estadual, saiu na manhã desta quarta-feira (7), mas sem o aval do Partido.

Zeca pode ter que se submeter a votação no PT, pois além dele ter se afastado do partido nos últimos anos, voltando em 2022 para eleição, que se elegeu, até não fazendo campanha ‘total’ partidária, como para então candidata petista ao Governo do Estado, Gisele Marques, atualmente a sigla tem novas lideranças, que também já foram ou estão na proeminência de postular a candidatura a Prefeitura.

Contudo, ante até já ter anunciado que seu nome estava à disposição do partido, hoje, Zeca comunicou oficialmente que pretende concorrer na eleição do próximo ano. O deputado inclusive ‘pediu’ que as pesquisas sejam feitas incluindo seu nome. “Estou anunciando oficialmente que sou pré-candidato a prefeito da Capital. Peço aos institutos de pesquisa que considerem minha decisão nas avaliações que forem fazer”, declarou.

Zeca vem como antes, querendo apoio irrestrito do PT desde já, mesmo tendo possíveis correligionários com a pretensão de candidatura. O deputado afirma que não abrirá mão da disputa e espera consenso no partido em apoio à candidatura. “Não abro mão da candidatura. Minha condição de ex-vereador, ex-governador, ex-deputado federal e atual deputado estadual me credenciam a fazer a disputa. Espero que meu nome seja consensuado dentro do partido”, ressaltou.

Pode ser o único

Apesar de serem citados ou mesmo cogitados para serem o nome do Partido, outros petistas ainda não se ‘aventuraram’ em declarações ou até se questionados, desconversam ou falam que é ‘caso a pensar’, se tiver isto ou aquilo.

Por enquanto, Zeca é o único petista interessado ou agora declarado na disputa.

A nova leva de petista, como a primeira mulher e jovem deputada federal eleita em MS, pelo PT, Camila Jara, já foi citada como possibilidade, mas ela nega interesse, ou, aponta que tem que pensar agora no mandato que tem cinco meses, e se fosse, tinha que ser “com pedido do presidente Lula, a gente tem entrar, pois não se recusa nada pedido por Lula”.

Zeca, inclusive, já foi citado por Vander Loubet como ótimo vice para Camila, mas Zeca rejeitou a sugestão, afirmando que não será vice.

O PT na Capital ainda tem a advogada Gisele Maruqes, que foi candidata ao Governo, no ano passado, e sendo até desconhecida e sem muito respaldo do próprio partido ou ‘estrelas’ como Zeca, ela foi considerada uma surpresa. Partidários e especialista, avaliaram e avaliam que ela surpreendeu, tanto pela desenvoltura na campanha, como pela votação recebida, obtendo 10% dos votos e ficando a frente até dos ex-prefeito Marquinhos Trad.