Política

Viviane Orro destaca iniciativa de incentivo às mulheres na política

O curso “Estratégias Para as Mulheres Conquistarem o Poder Político”, uma iniciativa da Escola do Legislativo de Mato Grosso do Sul, reuniu nesta sexta-feira, 13, no Plenário Júlio Maia, lideranças femininas de diversas regiões, com destaque para as pré-candidatas que estarão disputando as eleições deste ano. A médica Viviane Orro, que concorrerá à Prefeitura de Aquidauana pelo PSD, disse que a experiência trouxe debates e esclarecimentos de excepcional importância para a qualificação da política em todos os níveis.

“É mais um aprendizado que agrega significativos valores, especialmente no que diz respeito à responsabilidade com que deve ser tratado qualquer mandato publico. E as pessoas convidadas para conduzir as palestras e debates têm experiência e caminhadas que as credenciam, outra razão determinante para participar do curso”, afirmou Viviane. Ela se referiu às protagonistas da mesa-redonda – a senadora Simone Tebet (MDB) e à deputada federal Rose Modesto (PSDB), à vice-prefeita Adriane Lopes (Patri) e à professora e mestre em História, Maria Rosana Gama (PT) -, além da advogada Lauane Andrekowski Volpe Camargo e da jornalista Fabiana Silvestre.

APRENDIZADO – Segundo Viviane Orro, todos os aprendizados dessa natureza são essenciais a quem quer fazer da política uma atividade confiável, maiúscula. “No caso das mulheres, é um indutor ainda mais essencial. Numericamente, a representação feminina no cenário político do País, seja no Executivo ou no Legislativo, ainda está muito longe de refletir a representação de gênero da população brasileira”, disse.

Para Viviane, entretanto, esta não é apenas um questão de quantidade. “Quanto maior e mais participativa for a presença das mulheres na política, mais a política terá qualidade, porque haverá um grande número de pessoas de todos os gêneros fazendo dos mandatos um elo de confiança e credibilidade com a sociedade”, acredita.

No caso de Aquidauana, a pré-candidata reafirmou estar determinada a liderar uma campanha de alto nível, propositiva e esclarecedora, acima de tudo democrática e de respeito à população. “Não adotamos os caminhos da mentira, da demagogia e da desonestidade intelectual. Quem governa ou legisla com essas marcas não respeita o voto que recebe. E a participação da mulher precisa fazer a diferença e não cair nessa vala comum”, enfatizou.

Deixe um comentário