Vereadores entregam homenagens a 89 pessoas em comemoração aos 123 anos de Campo Grande
Em comemoração aos 123 anos de Campo Grande, vereadores entregaram honrarias a 89 pessoas em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a cidade. A solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 25, no Ondara Palace, no Jardim Veraneio. Foram entregues Título de Cidadão Campo-grandense, Medalha do Mérito Legislativo e Título de Cidadão Benemérito.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, destacou o reconhecimento aos homenageados. “Em uma Capital que tem quase 1 milhão de habitantes, vocês foram escolhidos pelos vereadores para receberem as honrarias porque fizeram a diferença. Foram escolhidos porque escolheram essa cidade para construir as suas famílias, se dedicando, na geração de emprego e renda. Eu conheço homenageados que tinham só ele e a esposa na empresa dez anos atrás, hoje tem mais de 100. Então, temos gratidão por vocês terem se dedicado tanto por esta cidade”, afirmou.
O vereador Carlão destacou ainda o orgulho em presidir a Câmara e a emoção em presidir a solenidade. “Estou como vereador há 14 anos e nunca presenciei uma sessão como essa, nossa gratidão é muito grande”, disse. Ele apresentou ainda alguns dados dos trabalhos dos vereadores, que foram escolhidos para representar os moradores de Campo Grande. Neste ano, foram apresentadas 17.981 reivindicações para a sociedade, 244 projetos de lei foram aprovados pela Câmara e ainda foram promovidas 23 audiências públicas que discutiram temas do interesse da sociedade, além de duas sessões comunitárias.
Em nome dos homenageados, o ex-vereador Livio Viana Leite, atual diretor do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que recebeu o título de Cidadão Campo-grandense, fez uma reflexão com base no poema “Seiscentos e Sessenta e Seis”, de Mário Quintana, destacando a importância de valorizarmos o tempo. Ele salientou que nesta solenidade “muitos de nós recebemos a certidão de nascimento do município de Campo Grande”, lembrando que entre nascimento e partida não nos importa o local de entrada e saída, mas sim o intervalo desse tempo. Ele destacou o privilégio de receberem a honraria, “aproveitando esse intervalo de tempo, esse minuto, essa vida”, além de falar da importância de valorizarmos estar na trajetória dos que cruzam nosso caminho, por nossos gestos e obras.
A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou a honra de estar na solenidade e recordou que no ano passado foi agraciada com o Título de Cidadã Campo-grandense ”algo que marcou minha vida para sempre”, resumiu. Ela lembrou sua trajetória, ao chegar com a família aos 9 anos de idade para morar em Campo Grande. “Meu pai escolheu Campo Grande para nossa família e aqui construímos uma história de trabalho e dedicação. Hoje, estou aqui prefeita da Capital”, disse. No evento, ela agradeceu a parceria com a Câmara de Vereadores e o comprometimento com o trabalho. “Somos poderes independentes, mas nossa parceria segue firme porque nosso objetivo segue o mesmo, a nossa amada Campo Grande”, disse. A prefeita falou ainda que é um tempo de recomeço para a cidade, depois do período da pandemia, e convidou a todos para a Alvorada no Paço Municipal nesta sexta-feira, dia 26, que começa a partir das 6h. No domingo, acontece o tradicional desfile cívico. Ainda, citou investimentos e destacou que Campo Grande segue no caminho de ser ainda mais reconhecida como “capital das oportunidades”.
O senador Nelsinho Trad destacou que “uma sessão dessa natureza tem um caráter muito significativo não só para os homenageados, mas também pelo reconhecimento de quem indicou e, essencialmente, aqueles que selecionou”. Ele recordou que foi vereador por três mandatos e que todas as sessões solenes de comemoração ao aniversário da Capital são recheadas de muita emoção. “Acredito que deve passar um filme de na cabeça de cada um, desde quando chegaram na Capital. Tenho certeza de uma coisa, Campo Grande acordará mais feliz com os novos filhos que irá receber”, completou.
Solenidade – Foram três homenageados por cada vereador e dois agraciados pela Mesa Diretora. Na data, os presentes receberam um livreto contendo as fotos e o currículo de cada um dos homenageados. Um resumo desses currículos foi lido durante a solenidade. A abertura do evento contou com apresentação do Gersão e Amigos.
Nos últimos dois anos, em razão da pandemia de Covid-19, as sessões solenes foram suspensas. A entrega das comendas, porém, foi mantida. Os homenageados compareceram no Plenário Edroim Reverdito ao longo de uma semana, com hora marcada para cada vereador, seguindo todas as normas de biossegurança, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.
O título de Cidadão Campo-grandense começou a ser entregue pela Câmara Municipal após a publicação do Decreto Legislativo 338, de 30 de janeiro de 1963. Ao todo, 1.691 pessoas receberam o título, além das agraciadas nesta noite. Mais recentes, a Medalha do Mérito já foi entregue a 53 e o Título de Cidadão Benemérito a 33. Há uma série de regras em relação à definição dos homenageados, além de uma lista de documentos que precisam ser apresentados, a exemplo de certidões criminais negativas.
Confira a lista dos homenageados
Ayrton Araújo
Reinaldo Ajala
Regiane Aparecida Ferreira
Rafael Ayala de Jesus
Betinho
André Fusao Massuda Esquivel
Idalina Zanolli
João Martins
Beto Avelar
Tirson Ricardo Ozuna
João Américo Domingos
Valdir Aparecido Reynaldo
Camila Jara
Diego Mariano da Silva Souza
Mafuci Kadri
Francianny Cristine da Silva Santos
Carlos Augusto Borges – Carlão
Castorino Gomes de Carvalho Neto
Livio Viana de Oliveira Leite
Paulo Roberto dos Santos
Clodoilson Pires
Roberto Berger
Evaldo Medeiros Nascimento
Aldo Giovanni Rocha Sousa
Coronel Alírio Villasanti
César Augusto Teló
Neil Brasil
Benedito Teixeira Filho
Delei Pinheiro
Sohane Karoline de Souza Gomide de Carvalho
Leslie Parra
Cleyson Queiroz Falcão
Dr. Jamal
Carlos Alberto de Jesus Marques
Robson Barros de Almeida
Taner Douglas Alves Bitencourt
Dr. Loester
Fernando Mauro Moreira Marinho
Luiz Felipe Medeiros Vieira
David de Oliveira Gomes Filho
Dr. Sandro Benites
Marcello Vargas Tiago
Anísio David de Oliveira Júnior
Clauco Fernando Vieira Rossetto
Dr. Victor Rocha
Marcio Correa Gimenes
Joseliza Alessandra Vanzela Turine
Viviane Lacerda Lopes Nogueira
Edu Miranda
Cezar Nogueira
Manuel Luis Badaraco Fagundes
Agenor Mattiello
Gilmar da Cruz
Paulo Roberto da Silva
Erick Borges de Melo
Fernando de Barros Bumlai
João César Mattogrosso
Rubens Filinto da Silva
Lucas Cazerta Duarte Goulart
Marisa Joaquina Monteiro Serrano
Junior Coringa
Luciano de Souza
Roberto Razuk Filho
Anderson de Magalhães Ibanhes
Otávio Trad
Maria Helena Sarti
Carmen Conceição Britez de Eugênio Crivelente
Socorro Maria de Jesus Pereira Arguelho
Papy
Pedro de Castilho Garcia
Diego Castorino dos Santos
Marcelo Alfredo Araújo Kroetz
Prof. André Luis
Ricardo Souza Pereira
Andréa Flores
Rejane Alves de Arruda
Prof. João Rocha
Marco Aurélio Santullo
Neif Salim Neto
Odair de Souza Costa
Professor Juari
Luiz Roberto Pires
Odair Serrano de Oliveira
Marcelo Ferreira Miranda
Professor Riverton
Josimario Teotônio Derbli da Silva
Bianka Karina Barros da Costa
Marcio Reis Cordeiro
Ronilço Guerreiro
Maria Madalena Dib Mereb Greco
Julio Henrique Rosa Croda
Raffaele Lochi
Silvio Pitu
Jairo Carlos Mendes
Lauciney Christian Ramos
Fabio Rosado Miron
Tabosa
Carlos Eduardo Watanabe Cunha
Sylvana Sayuri Shimada Ronda
Lucilio Souza Nobre
Tiago Vargas
Thalita da Luz Vieira de Assis
Oseias Vicente
João Vieira de Souza
Valdir Gomes
Nayara Crystina Dal Pogetto Freire Thomaz
Francisco Antônio Martins
Leila Regenold
William Maksoud
Aparecida Renilda Rodrigues de Souza
Fernando Paes de Campos
Antonio Urban Filho
Zé da Farmácia
Roberto da Silva Alcantud
João Miguel Pinto Costa
Alfredo Zamlutti Júnior
Mesa Diretora
Nicomedes Silva Filho
Mauricio Sabadini