destaques direitaPolítica

Veja quando acontece a diplomação e a posse dos vereadores e da prefeita eleita

As datas das cerimônias de diplomação e posse dos novos e reeleitos vereadores de Campo Grande, bem como também a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal e também do início do novo mandato da prefeita Adriane Lopes (PP), foram definidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

A diplomação será realizada na próxima quarta-feira (18), às 19h30, porém, os detalhes da solenidade ainda não foram divulgados. A diplomação confirma a legitimidade do voto popular e autoriza os eleitos a assumirem seus cargos no início do ano seguinte. O candidato cujo registro tenha sido indeferido ou sub judice não pode ser diplomado.

Depois, no dia 1º de janeiro de 2025, ocorrem as cerimônias de posse, ou seja, quando os vereadores e a prefeita passam a responder oficialmente pelos seus cargos. O evento será no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 16 horas, no Parque dos Poderes.

No mesmo dia, mas as 19h, os vereadores realizarão a eleição da nova Mesa Diretora. Serão escolhidos por meio de voto o novo presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários. O mandato da mesa-diretora é de dois anos.

O atual presidente, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), embora tenha sido reeleito para um novo mandato parlamentar, não irá disputar o cargo de presidente da Câmara.

Após a eleição, os vereadores voltarão a se encontrar somente no início dos trabalhos legislativos, em fevereiro, sendo a sessão inaugural de cunho solene e festivo. Os líderes indicarão os nomes dos vereadores para integrarem as Comissões Permanente, observado tanto quanto possível a representatividade proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares participantes na Casa de Leis.