Reativação da Malha Oeste e ampliação da hidrovia Tietê-Paraná são debatidos por Eduardo Riedel e Tarcísio de Freitas
A importância estratégica da diversificação de modais de transporte para o impulsionamento das cadeias de produção foi tema do encontro dessa quinta-feira (28) entre o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP).
No ato, foi formalizado o pleito pela reativação da ferrovia Malha Oeste e da ampliação da hidrovia Tietê-Paraná, dois eixos de transporte que dão nova dinâmica para a infraestrutura econômica sul-mato-grossense.
“O Brasil elegeu governadores como o de São Paulo, muito comprometidos com o resultado, com políticas públicas mais efetivas e o trabalho direcionado para o cidadão e a cidadã”, destacou Eduardo Riedel.
A divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo é a de segunda maior extensão entre as cinco unidades da federação limítrofes ao território sul-mato-grossense, e também é a de maior contingente populacional.
Ainda conforme Riedel, foram discutidas pautas nacionais e que interessam tanto a São Paulo quanto a Mato Grosso do Sul. “Há muita convergência em uma gestão de desenvolvimento e crescimento para os estados, muito atrelado à criação de oportunidades de emprego e renda a toda sociedade”, disse.
O secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, citou que eles se reunirão com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para buscar alinhamento estratégico. “Conversamos para fazer um alinhamento de necessidades de investimento para revitalizar a Malha Oeste, em especial quanto ao volume de carga de Mato Grosso do Sul para o Porto de Santos”.
O encontro encaminhou investimentos no trecho sul-mato-grossense da Malha Oeste, onde a linha férrea será de bitola larga, além de uma avaliação no trecho paulista, onde há um menor volume de embarques, mas pode receber trens intermunicipais.
Já quanto a hidrovia Tietê-Paraná foi debatido o avanço das obras em Avanhandava (SP). São elas que tornarão a hidrovia navegável a partir de Mato Grosso do Sul. O trabalho está em andamento, com previsão de conclusão para o ano de 2026.
Geração de emprego e renda e outros projetos que estão na base das políticas públicas dos dois estados também estiveram na pauta. A comitiva falou sobre a possibilidade de um convênio relativo a títulos de cota de reserva legal, inclusive com a possibilidade de Tarcísio vir ao Mato Grosso do Sul.