Projeto de Lei cria programa para levar ações do ‘Setembro Amarelo’ até as escolas de MS
Para sensibilizar e incentivar a realização de atividades educacionais sobre a prevenção à automutilação e ao suicídio, um Projeto de Lei apresentado nesta quarta-feira (18) na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS) propõe a criação do programa/campanha “Setembro Amarelo vai à Escola” em Mato Grosso do Sul.
A matéria cita que a investida deverá ocorrer anualmente no mês de setembro, realizando em escolas ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários visando à divulgação do Setembro Amarelo, estendendo-se as atividades durante todo o mês.
O texto cita ainda que tais ações educativas serão voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente alunos do ensino médio das escolas estaduais, podendo, entretanto, ser realizado em escolas municipais e estabelecimentos particulares de ensino. A proposta é de autoria da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB).
Segundo estudos realizados e inseridos no Plano Estadual de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde [SES], no ano de 2022 foram registrados 318 óbitos por suicídio em Mato Grosso do Sul. Houve tendência de aumento do número de suicídio entre crianças, jovens e adolescentes.
Para a parlamentar, esses números devem ser encarados com muita responsabilidade. “É necessário que se fale abertamente sobre o tema, levando a discussão para além de palestras e audiências públicas, fazendo-o reverberar para fora dos muros institucionais, a exemplo do que já acontece com o projeto ‘Maria da Penha vai à Escola’”, justificou.