destaques direitaPolítica

Presidente do Paraguai e Lula devem falar sobre Rota Bioceânica em encontro na segunda

A região de Mato Grosso do Sul vai estar na pauta do encontro entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, que acontece na manhã dessa segunda-feira (15), em Brasília (DF).

A reunião entre os dois líderes foi confirmada nesse domingo (14) através da agenda oficial de Lula à imprensa. O cronograma prevê o encontro a partir das 11 horas (DF) no Palácio Itamaraty. Na sequência, participam de um almoço.

O principal tema será o reajuste da tarifa da hidrelétrica da usina hidroelétrica da Itaipu Binacional, localizada no Rio Paraná, que divide as duas nações e é responsável pelo fornecimento de energia para todo o Paraguai e grande parte do Brasil.

Atualmente, a tarifa está, de forma provisória, em US$ 16,71 por kilowatt (kW). A taxa é dividida entre as duas nações e é usada para financiar custos, como o de operação e manutenção da usina. A negociação entre Brasil e Paraguai deve durar até abril.

Além disso, o lucro da Itaipu Binacional está sendo destinado à construção da ponte sobre o Rio Paraguai para ligar as cidades de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (PY), trecho essencial para a efetivação da chamada Rota Bioceânica (RILA).

A rota viária vai conectar os portos de Santos (SP) aos do Chile, passando pelo Paraguai e a Argentina, facilitando o escoamento da produção até a Ásia pelo Oceano Pacífico. A construção já começou e a previsão é de que seja concluída em 2025.

A ponte terá 1.294 metros de comprimento e 354 metros de vão livre sobre o rio, a calha principal ficara a 30 metros de altura para não comprometer a navegabilidade da hidrovia. Os custos estão estimados em cerca de 100 milhões de dólares.