“O DOF é uma polícia importante para todo o Brasil”, diz Eduardo Riedel durante entrega de medalha
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) vai ganhar um reforço significativo nos próximos meses. Ao todo, 540 novos policiais militares serão integrados ao grupo que atua no combate aos crimes de tráfico de drogas e contrabando. O anúncio foi do governador Eduardo Riedel (PSDB), nessa segunda-feira (19), durante solenidade de entrega da medalha ‘Águia da Fronteira’, maior honraria da instituição sediada em Dourados.
“Estamos chamando mais efetivo agora. São 540 policiais militares que vão integrar também os quadros do DOF. É dessa maneira que a gente vai fortalecer a instituição, e com essa atuação a gente chega aos excelentes índices de apreensão, com capacidade de enfrentamento, e principalmente de prevenção”, comentou, sem especificar quando a posse dos novos militares acontecerá.
Ainda na sua fala, o chefe do Executivo Estadual mencionou o investimento, frisando a importância para a integração e inovação. “A base, os equipamentos, além do hangar com a aeronave, viaturas, comunicação e toda a parte de inteligência que o DOF tem usado para fazer esse combate ao crime transfronteiriço, faz toda a diferença”, disse, ao reconhecer a infraestrutura da instituição.
O governador ainda completou afirmando que são mais de 1,6 mil quilômetros de fronteira seca e com rios no Estado, estando o DOF presente em todas essas regiões. “Quando apreende droga aqui nós estamos evitando o crescimento do crime organizado, principalmente na Sudeste do Brasil – Rio, São Paulo, Minas. O DOF é uma polícia importante não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o Brasil”, concluiu.
Nos últimos anos, o Governo do Estado investiu R$ 32 milhões em um helicóptero, modelo esquilo, que fica baseado no DOF. “Em oito anos foram mais de R$ 3 bilhões investidos na segurança pública com a aquisição de equipamentos de ponta”, explicou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira.
A aeronave é equipada com ponto de calor – tecnologia moderna no segmento da aviação e que permite identificar suspeitos durante à noite, dentro e fora de matas -, com autonomia de voo de 800 km e capacidade para até seis passageiros, além de dois tripulantes. O helicóptero também tem farol de busca para ações noturnas e equipamentos para resgate aeromédico.
A entrega da medalha é parte das celebrações de 37 anos de fundação do DOF, que foi criado em 1987 e atualmente estende suas ações há 53 municípios de Mato Grosso do Sul. Inicialmente chamado de Policiamento Especializado de Fronteira, começou com meros 16 policiais civis e militares, um contraponto ao que hoje ela representa, sendo uma das unidades policiais mais bem equipadas e treinadas de todo o país.
A homenagem foi entregue para autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços e que contribuíram para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento. A primeira outorga aconteceu na comemoração dos 15 anos da instituição policial, se repetindo anualmente e se tornando uma tradição.
Entre os condecorados estão o secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, além da secretária de Cidadania de Mato Grosso do Sul, Viviane Luiza, e o secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Marcelo Miranda. Também participaram da solenidade o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e o comandante do DOF, coronel Wilmar Fernandes.