destaques direitaPolítica

No Consórcio do Brasil Central, Eduardo Riedel diz que MS faz a vigilância e ‘blinda’ o País do narcotráfico

Ao participar da reunião do Consórcio do Brasil Central, nessa sexta-feira (29), o governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou a importância do policiamento nas regiões de fronteiras internacionais em Mato Grosso do Sul para evitar que drogas, produtos contrabandeados, tráfico de pessoas, entre outros crimes avançam para os demais estados brasileiros.

No entendimento do chefe do Executivo Estadual, MS ajuda a “blindar” e faz um trabalho de vigilância nas fronteiras. Exatamente para que essas ações tenham o devido sucesso, ele defende o investimento na força policial. “Estes investimentos dão garantia e criam um ambiente seguro, em que a prosperidade vai prevalecer”, disse.

Riedel citou ainda que tem feito esta demonstração na prática e no dia a dia no Mato Grosso do Sul. “Quando a gente coloca em pauta a segurança pública e assinamos este protocolo de intenções, ele vai no caminho que cada vez trabalhar com integração. Segurança pública é inteligência, investimento e integração. .

O protocolo de intenções mencionado pelo governador foi assinado durante o encontro de hoje e prevê ações conjuntas na área de segurança pública com os Estados que integram o Consórcio do Brasil Central. O documento teve o aval dos gestores durante encontro que ocorreu na cidade de Rio Quente (GO).

No Consórcio do Brasil Central, Eduardo Riedel diz que MS faz a vigilância e 'blinda' o País do narcotráfico
Fots: Guilherme Pimentel

O objetivo é que haja esforço dos governadores para uma cooperação interinstitucional, com realização de políticas públicas em áreas de divisas estaduais. Para isto poderá haver compartilhamento e intercâmbios de informações, dados e serviço de inteligência entre os órgãos de segurança pública. Assim como ações integradas no setor.

O protocolo prevê ainda operações conjuntas entres os estados, deslocamento de forças policiais para além das divisas estaduais, sendo até desnecessário a autorização prévia em determinados casos (perseguições policiais que ultrapassem os limites territoriais). Nesta cooperação, haverá troca de experiências e o desenvolvimento técnicos dos órgãos de segurança pública.

O objetivo é que este trabalho conjunto entre os estados possa trazer benefícios diretos à população na área de segurança pública.  Também assinaram o protocolo os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), anfitrião do encontro, Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Mendes (Mato Grosso), Marcos Rocha (Rondônia), Carlos Brandão (Maranhão) e Wanderlei Barbosa (Tocantins).

O Consórcio Brasil Central tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e articulação política dos estados, em pautas comuns que vão trazer benefícios econômicos e sociais para população. No encontro desta sexta-feira além da segurança pública, foram tratados temas como reforma tributária e marco temporal.