Política

Necessidade de mais estrutura para Carnaval de Campo Grande será debatida em Audiência Pública no dia 31

A necessidade de mais estrutura para o Carnaval de Campo Grande será debatida em Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal na sexta-feira, dia 31, a partir das 9 horas. O objetivo é ter um local com estrutura adequada, garantindo mais segurança, melhor iluminação e até mesmo fomentando a economia local.

O vereador Valdir Gomes ressaltou que está propondo essa discussão agora para que haja tempo de a prefeitura organizar e estruturar melhor essa festa popular em 2024. “Vamos abrir esse leque porque teremos tempo para discutir. É preciso ver carnaval como uma grande festa e não como uma farra. Ver como oportunidade de renda, como ocorre em Corumbá. É preciso mudar esse conceito”, disse.

Ele ressaltou exemplo do Carnaval de Corumbá, onde a festa gera renda aos moradores da cidade, seja na rede de hotelaria, na venda de comida e bebida. “Aqui quando o carnaval termina as pessoas não tem onde comer, não tem ônibus nos horários para retornarem para casa, não tem segurança suficiente, nem iluminação ou local adequado”, elencou o vereador sobre alguns problemas que precisam ser resolvidos e serão debatidos na Câmara.

O debate foi proposto pelo vereador Valdir Gomes e convocado pela Comissão Permanente de Cultura da Casa de Leis, composta pelos vereadores Ronilço Guerreiro (presidente), Junior Coringa (vice-presidente), Beto Avelar, Professor Juari e Gilmar da Cruz.

Foram convidados para o debate representantes da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (Lienca), escolas de samba, de 20 blocos de carnaval oficiais e outros 10 independentes, o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga da Silva Assis, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mara Bethânia Gurgel, o secretário estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Max Antônio Freitas e representante da Polícia Militar.

Ainda, foram chamados o diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine de Lima Bruno, a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Katia Warde, a promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, além de representante das igrejas e dos comerciantes que atuam no entorno da Esplanada Ferroviária.

Os desfiles de Carnaval ocorrem na chamada Praça do Papa, que fica nas proximidades de um cemitério e não tem estrutura e iluminação adequadas. Já os blocos concentram-se na região da Esplanada Ferroviária e tem atraído bastante público. O vereador salientou a necessidade de retomar os concursos de fantasia e garantir que a estrutura melhor resulte em mais segurança para todos.

Acompanhe – A Audiência Pública é aberta ao público e acontece no Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal. É possível acompanhar presencialmente ou pela transmissão ao vivo nas redes sociais Facebook  e Youtube.