Murilo Zauith e ministra Tereza Cristina debatem futuro do DEM
O vice-governador e atual presidente estadual do DEM, Murilo Zauith, esteve reunido nesta quinta-feira (11) com a ministra da Agricultura Tereza Cristina, que também é filiada aos Democratas. A pauta do encontro não foi confirmada pelas assessorias de imprensa dos políticos, no entanto, pessoas próximas disseram que o principal assunto tratado é a participação do partido nas eleições municipais destes ano.
https://www.instagram.com/p/CBTQ4OPBqWa/
O DEM, até segunda ordem, é um dos partidos que irá apoiar a reeleição do prefeito Marcos Trad (PSD) em Campo Grande. No entanto, ha uma parcela de filiados que defende a indicação de uma chapa para concorrer ao cargo, principalmente pelo momento de ascensão que a legenda está passando atualmente.
O partido teve até pouco tempo dois ministros no Governo Federal. O médico Luiz Henrique Mandetta ocupou o Ministério da Saúde até o dia 16 de abril, com a saída dele, restou apenas Tereza Cristina no quadro. Além disto, a sigla conta com o atual vice-governador de Mato Grosso do SuL, Murilo Zauith.
Esse cenário promissor favoreceria o partido numa eventual disputa eleitoral. Mandetta, por exemplo, deixou o ministério em alta e como um grande herói no combate ao novo coronavírus. No entanto, o nome dele está descartado já que dificilmente aceitaria enfrentar o seu primo.
Tereza também poderia concorrer à Prefeitura de Campo Grande. O nome dela sempre esteve bem avaliado, além de ser uma pessoa ligada diretamente ao ex-governador André Puccinelli (MDB), que sempre traz bons votos. A ministra vem sofrendo ataques em Brasília e já teve o cargo ameaçado.
O DEM também almeja ampliar o seu quadro legislativo. Em Campo Grande há apenas um representante da sigla, o Dr. Cury, que ingressou em abril deste ano após ficar quase dois anos sem legenda alguma. A meta é fazer de três a quatro parlamentares no pleito deste ano.
A definição sobre o futuro da sigla deve acontecer somente em julho, ao mesmo tempo em que o TSE definir a nova data do pleito. Em Campo Grande, a sigla é comandada pelo advogado Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa, que estaria responsável por organizar o partido para as eleições.