Morre o ex-deputado Paulo Estevão, defensor da língua guarani e do PTB
Uma das figuras políticas mais respeitadas de Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Paulo Estevão da Cruz e Souza faleceu na segunda-feira (24). Ele tinha 63 anos e sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na cidade de Cornélio Procópio, interior do Paraná, onde participava de um evento social.
Paulo Estevão era advogado e esteve como deputado estadual na 5ª Legislatura da Assembleia Legislativa, entre os anos de 1995 e 1999, ocupando o cargo de 3º secretário da mesa-diretora.
Sempre esteve envolvido com a política e foi filiado ao PTB, aonde chegou a ocupar o cargo de vice-presidente estadual no ano de 2015. Na época, em entrevista a este que vos escreve, falou do amor que tinha pela sigla.
”O que une o petebismo é a riqueza de espirito e a vontade de mudar o país” – Paulo Estevão, ex-deputado estadual de MS
Em 2016, o nome dele constava na lista dos inscritos que disputaram à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional, mas não foi escolhido.
Em 2018, no seu último ato como político, pleiteou concorrer ao cargo de deputado federal pelo Podemos, mas desistiu. Naquele mesmo ano, foi homenageado pela Assembleia Legislativa com o Diploma de Honra ao Mérito Comemorativo ao Dia do Povo Paraguaio.
“Antes de sermos brasileiros ou paraguaios, somos uma Nação Guarani e por isso também queremos que o guarani seja o segundo idioma oficial do Estado. Não é riqueza, não são divisas físicas, políticas ou imaginárias que unem o povo. O que une o povo é o idioma”, Paulo Estevão, ex-deputado estadual de MS
Dedicou 38 anos à advocatícia e participou das atividades da Seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS). Era companheiro da Presidente do Conselho de Ética e Disciplina (TED) da OAB/MS, Marta do Carmo Taques. Na gestão 2016/2018, atuou como presidente do Conselho Fiscal da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS).
Natural de Dourados, Paulo Estevão era filho do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), Horácio Cerzósimo de Souza. O ex-deputado deixa uma filha.
O velório e sepultamento serão no Cemitério Parque de Campo Grande, localizado na Avenida Senador Filinto Muller, 2603, Vila Ipiranga. Os horários ainda não estão confirmados, pois é aguardado o traslado do corpo. Desta forma, se chegar até às 12h, o sepultamento acontece às 17h. Caso contrário, a previsão é sepultar na quarta-feira de manhã.
Nota de pesar
A OAB/MS emitiu uma nota de pesar. “Representa uma perda inestimável não apenas à advocacia, mas a toda a cidadania sul-mato-grossense. Um homem que tinha na verve um espírito público sempre voltado às ações em defesa dos interesses da sociedade e particularmente dos seus clientes no exercício da advocacia. Por toda a sua vida praticou a política como forma de contribuir para o desenvolvimento da advocacia e o progresso do Estado de Mato Grosso do Sul”, diz a nota assinada pelo vice-Presidente da OAB/MS, Gervásio Alves de Oliveira Júnior.