Política

Medalha “Amigos da Primeira Infância” é entregue durante solenidade na Câmara de Vereadores

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta terça-feira (12), sessão solene de outorga da Medalha “Amigos da Primeira Infância”. A honraria foi instituída pela Resolução n. 1.376/23, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha, e visa homenagear pessoas ou instituições que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância.

“São nos primeiros seis anos de vida em que acontece o amadurecimento do cérebro, a capacidade do aprendizado, além da iniciação social e afetiva. Essa homenagem é um justo reconhecimento a cada um em função do trabalho que vocês têm desempenhado. Vocês contribuíram de maneira direta para o desenvolvimento, atenção, proteção e pela garantia dos direitos das nossas crianças, com certeza, buscando com responsabilidade um futuro melhor para todos nós”, disse o vereador Dr. Victor Rocha.

A instituição da medalha é uma oportunidade de reconhecimento, por parte do Poder Legislativo, àqueles que se dedicam a essa agenda, que, segundo a Resolução que criou a homenagem, “vem sendo apontada como fator central para o projeto de futuro que se anseia para indivíduos e nações”.

“Essa sessão solene representa um passo fundamental na luta pelos direitos da criança. Esse encontro presta homenagem à profissionais de diversas áreas que dedicam suas vidas ao cuidado de nossas crianças. Poucas vezes paramos para considerar quantas horas do nosso dia nos dedicamos para melhorar o destino de milhares de crianças, mesmo sem conhecê-las. Vocês, homenageados, foram escolhidos pois colocam a primeira infância como prioridade diária em suas vidas”, disse o vereador Prof. Juari, proponente da solenidade.

A defensora pública estadual e coordenadora do Nudeca (Núcleo Institucional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente), Debora Maria de Souza Paulino, falou da importância de se garantir os direitos da primeira infância.

“A primeira infância é uma etapa crucial do ciclo da vida, em que os padrões de desenvolvimento são constituídos. É nessa fase que se estabelecem os primeiros vínculos e a transformação neurológica do desenvolvimento da pessoa. O que ocorre na primeira infância poderá impactar a saúde e o bem-estar durante toda a vida do indivíduo”, disse.

O presidente do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Jerson Domingos, falou sobre o Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância, que colocou o órgão na vanguarda das ações e do cumprimento do Pacto Nacional pela Primeira Infância, levando a Corte a se tornar referência para os demais Tribunais do País.

“Eu sou pai e avô, e isso dá a nós a responsabilidade de nos preocuparmos mais com nossa sociedade. Amanhã, quero uma sociedade mais justa. A formação da personalidade das crianças de 0 a 3 anos é de extrema importância. Temos que ir além e buscar soluções para um problema tão sério e tão grave. Precisamos construir salas de aula, alocar essas crianças”, afirmou.