MDB e PSDB articulam criação de federação para as eleições de 2022
O MDB e o PSDB, dois dos maiores partidos políticos do Brasil, podem se unir e formar uma federação. O assunto já foi tema de um encontro entre os presidentes nacionais de ambas as siglas, Baleia Rossi (MDB) e Bruno Araújo (PSDB). A estratégia é que, juntos, eles possam ter mais tempo de televisão e rádio durante as eleições de logo mais.
De acordo com o site G1. a união não é algo fácil e nem uma decisão que deve ser tomada no impulso, pois os partidos deverão seguir juntos e entrar em acordo sobre as questões políticas por quatro anos.
Porém, a avaliação interna é de que as duas siglas estão na mesma linha de raciocínio e campo político.
A jornalista e comentarista política Natuza Nery afirmou que os dois partidos têm pré-candidatos à presidência, Simone Tebet pelo MDB e João Doria pelo PSDB. A união, portanto, tiraria um desses dois nomes da cabeça de chapa.
Conforme a regra eleitoral, havendo fusão ou incorporação entre partidos devem ser somados exclusivamente os votos dos partidos fundidos obtidos na última eleição geral para a Câmara dos Deputados, para efeito da distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao rádio e à televisão.
A federação também daria mais poder na formação do futuro Congresso Nacional, visto que, sozinhos, MDB e PSDB não têm muita margem para eleger mais do que 30, 40 deputados cada um.