Política

Mato Grosso do Sul é o sexto melhor estado em qualidade de vida, diz Eduardo Riedel

Ao discursar nesta quinta-feira (06) para novos magistrados do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que realizam curso de formação na EJUD-MS (Escola Judicial de MS), o governador Eduardo Riedel (PSDB) mencionou que o estado tem obtido um crescimento superior à média nacional, sendo o primeiro em investimento per capita do País, além de dispor da terceira menor taxa de pobreza e quarta menor em desocupação.

“É fruto de um ambiente de negócios positivos, com desburocratização, investimentos em infraestrutura, segurança jurídica e agilidade”, afirmou. “Construímos uma capacidade de diálogo com os poderes, que mantém a independência e autonomia das instituições, mas com uma convergência de propósito em favor dos interesses do Estado. Ajuda demais a criar este ambiente positivo e levar segurança ao investidor”.

Ele também contou que os indicadores positivos são fruto do equilíbrio fiscal, que permite ao Estado ter capacidade de investimento, para gerar crescimento, com inclusão. “Nós buscamos de forma assertiva acabar com a pobreza extrema, para depois darmos a elas oportunidades de entrar no mercado de trabalho, com educação e qualificação, não tem outro caminho”, disse.

O governador lembrou que muitas cidades estão recebendo grandes investimentos privados, com aumento da população. Esta mudança social e econômica vai gerar mais demandas ao Judiciário. Assim como outros grandes projetos em andamento, como a rota da celulose (concessão de rodovias) e a rota bioceânica, que vai encurtar o caminho do Estado ao Oceano Pacífico, rumo ao mercado asiático.

“Tem cidades que tinham 9 mil pessoas e vai dobrar a população devido os grandes investimentos privados que estão chegando, como em Inocência. Esta dor do crescimento vai chegar nas mãos dos senhores e senhoras. As grandes oportunidades da rota bioceânica também vai trazer novas demandas ao Judiciário”, declarou ele na sua visita aos alunos, que tão logo serão juízes no estado.