Política

Futura deputada do PT marca data de posse, mas participará inicialmente das sessões de maneira remota

A ainda suplente, mas futura titular a deputada estadual, Gleice Jane (PT), se reuniu nesta segunda-feira (27), com o presidente da AL-MS (Assembleia Legislativa de MS), Gerson Claro (PP), para definir a data de posse na Casa de Leis.

Durante o encontro ficou definido que ela se apresentará no dia 11 de abril. A data se confirma com o que o Enfoque MS adiantou na última sexta-feira (24), que Nova deputada só assumirá o mandato daqui 20 dias devido a atestado médico .

A nova deputada confirmou a intenção de assumir o mandato, mesmo passando pelo tratamento da síndrome de Guillain Barré, que afeta o sistema imunológico. Mas, ela participará inicialmente das sessões de maneira remota, da cidade de Dourados, de onde é oriundo e moradora, “Minha recuperação é dia a dia. Talvez não fique aqui diretamente, pelo processo de tratamento, mas de inicio, primeiro mês, vou participar das sessões online”, explicou.

O presidente da AL-MS ratificou reunião e decisões. “Recebemos a futura deputada, que deverá tomar posse dia 11 de abril e reiteramos nossos votos de um mandato de sucesso na nossa Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ela participará, de maneira remota, até a recuperação”, afirmou Gerson.

Gleice Jane Barbosa assumirá o cargo como parlamentar em decorrência da vacância pelo falecimento do deputado Amarildo Cruz (PT), no dia 17 de março. Ela afirma que já trabalha e luta pelo lado social, sendo que assim também pode ressaltar que fará seu mandato, continuando o que Amarildo Cruz também praticava. “O deputado Amarildo sempre tocou o mandato com as pautas do PT, como as lutas raciais, os direitos humanos e até mesmo a luta das mulheres. A gente luta por um Estado melhor e vamos incluir nossas bandeiras também. Durante a campanha ficou muito forte o processo da escuta das mulheres, principalmente, quanto à violência doméstica e segurança das crianças. A gente quer ter, ainda, um cuidado especial com a proteção ao meio ambiente”, declarou.

Nova mulher na AL-MS

Ela será a 11ª representatividade feminina a assumir uma vaga no Parlamento Estadual – veja no especial ALEMS e ELAS quem foram as deputadas estaduais ao longo das 12 Legislaturas. “Nos últimos anos a gente vem conquistando espaço, mas somos nós que pegamos um salário pequeno e temos que dar conta de tudo. Quando ocuparmos os espaços de decisão, como a política, tenho certeza que poderemos mudar a sociedade”, ressaltou Gleice.

Na reunião na Sala da Presidência, a professora também foi recebida pelo deputado Pedro Kemp (PT), 2º secretário da Mesa Diretora e futuro companheiro de bancada. “A nossa expectativa como bancada estadual do PT é de que a professora Gleice Jane faça um mandato voltado para o fortalecimento das lutas das mulheres. Ela também vai ser importante na defesa da Educação e vai dar continuidade ao trabalho do Amarildo. Tem boa vontade em dar prosseguimento às pautas defendidas por ele e pelo nosso partido”, confirmou Kemp.