Felipe pede inclusão de trabalhadores de mercados nos grupos prioritários de vacinação
O deputado estadual Felipe Orro encaminhou indicação à Secretaria Estadual de Saúde solicitando que a categoria dos trabalhadores de hipermercados e supermercados seja incluída com urgência nos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19.
Em sua justificativa, Felipe Orro argumenta que as redes de hipermercados, supermercados, varejistas e atacadistas são serviço essencial à população desde o início da pandemia, não interrompendo suas atividades em nenhum dos períodos em que estiveram em vigor algumas medidas de restrição.
“É urgente a inclusão dos profissionais que atuam em supermercados e hipermercados nos grupos prioritários de imunização contra a Covid-19. Recebi este apelo de trabalhadores de todo o Estado. São pessoas que não deixaram de trabalhar nenhum dia na pandemia para garantir que as famílias tivessem acesso garantido a alimentos e materiais de consumo”, explica o parlamentar.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro mapeou os riscos de contaminação pelo novo coronavírus de vendedores varejistas, operadores de caixas, entre outros profissionais do comércio. Segundo o estudo, esse grupo de trabalhadores apresenta, em média, 53% de risco de serem infectados pelo vírus causador da Covid-19.
“São profissionais que estão atuando diariamente para garantir o abastecimento das famílias. Portanto, estão em contato constante com o público externo. É essencial que sejam incluídos com urgência nos grupos prioritários para vacinação”, enfatiza Felipe Orro.
A indicação do parlamentar foi encaminhada ao secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, e ao governador Reinaldo Azambuja.