Ex-prefeito e ex-senador Juvêncio César da Fonseca morre aos 84 anos
Morreu na madrugada deste sábado (14) o ex-prefeito de Campo Grande e uma das figuras políticas mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, Juvêncio César da Fonseca. Ele tinha 84 anos e estava afastado da vida pública já há algum tempo, devido aos problemas de saúde, inclusive, ha dois meses estava internado no Proncor da Capital.
De acordo com os familiares, há 11 anos Juvêncio contraiu osteomelite (infecção no osso causada por bactérias ou fungos), o que lhe provoca constantes problemas de saúde secundários. Nos últimos meses, já não conversava corretamente, apesar de sempre reconhecer a esposa Suely Brandão e alguns familiares mais próximos.
O velório acontecerá no cemitério Parque das Primaveras, a partir das 8h, e o sepultamento às 15h, no mesmo local.
Currículo
Juvêncio nasceu em Campo Grande, em 21 de setembro de 1935. Formou-se em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, e foi defensor público por um curto período.
A carreira na política começou nos anos 80, quando esteve como Secretário Estadual de Educação no governo de Marcelo Miranda, entre janeiro a outubro. No ano de 1983, elegeu-se vereador e, em 1986, tornou-se prefeito de Campo Grande. Foi reeleito anos depois, de 1993 a 1996. Por último, foi eleito senador da República, cargo que ocupou até 2007.
Após o ciclo vitorioso nas urnas, Juvêncio atuou como assessor especial de André Puccinelli (MDB), durante o seu governo estadual.
Na política, Juvêncio César da Fonseca defendeu as cores do PMDB (hoje MDB), PDT, PFL (Democratas) e PSDB, seu último partido.
Luto
O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), decretou luto oficial de três dias. “Estou triste com a notícia, mas confortado pelos bons exemplos que ele deixou na terra. A ligação que tivemos foi de respeito, eu antes de assumir a gestão, pedi para que ele fizesse uma palestra aos meus secretários para atuarem, eu sempre o chamava de prefeito e pedia conselhos pelas experiências que ele teve”, contou aos jornalistas.
Juvêncio era um dos homenageados pela Câmara Municipal de Campo Grande com a medalha do mérito em celebração aos 120 anos de Campo Grande. A solenidade aconteceria na segunda-feira (16) e envolveria todos os ex-prefeitos e ex-governadores de Mato Grosso do Sul. A Casa de Leis do Município ainda não se manifestou sobre algum eventual adiamento do evento.