Política

Ex-deputado estadual Roberto Orro morre aos 83 anos

Faleceu na segunda-feira (23), em Campo Grande, o ex-deputado estadual Roberto Orro, de 83 anos. O veterano político era pai do atual deputado estadual Felipe Orro (PSDB) e uma das figuras mais importantes da história de Aquidauana. A causa da morte não foi confirmada pela família.

Recentemente, Roberto Orro chegou a ser internado na Santa Casa com quadro de pneumonia e insuficiência respiratória, mas recebeu alta médica e retornou para casa. Ele também tinha outros problemas de saúde provocados pela idade avançada.

Roberto Orro participou da promulgação da 1ª Constituição Estadual, em 13 de junho de 1979. No ano passado, foi um dos homenageados pela Assembleia Legislativa no evento que marcou os 40 anos da Carta Constituinte.

Ele está sendo velado na manhã desta terça-feira (24), das 6h às 9h, na Pax Universo, em Campo Grande, e sepultado em Aquidauana, cidade onde fez carreira política.

Currículo

Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, foi um dos fundadores do MDB (antigo PMDB). Na política, elegeu-se o vereador mais votado por Aquidauana em 1976 e, em 1978 foi eleito deputado estadual constituinte do recém criado Estado de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram quatro mandatos na Assembleia Legislativa, tendo presidido a Casa de Leis no ano de 1994, quando atuou para abrir o parlamento aos movimentos sociais, promover o debate de ideias, sobretudo para assuntos ligados ao meio ambiente.

Também esteve como secretário de Estado da Justiça entre 1987 e 1989 e, antes, em 1986, compôs chapa com o senador Rachid Saldanha Derzi, sendo eleito suplente de senador.

O último mandato como deputado estadual foi encerrado em 2006, estando filiado ao PDT.

Luto

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, decretou luto oficial de três dias em Mato Grosso do Sul. Na nota de pesar, ele destacou a trajetória do ex-deputado Roberto Orro e o papel importante na defesa de pautas ligadas às classes sociais. Confira:

O governador Reinaldo Azambuja decretou luto de três dias no Estado, em razão do falecimento do ex-deputado estadual Roberto Orro, na noite desta segunda-feira (23).

Governador Reinaldo lembrou a trajetória de Orro e as suas relevantes contribuições como advogado, defensor dos direitos humanos e da anistia, vereador, parlamentar estadual por quatro mandatos e na constituinte em 1979,  tendo participado ativamente da elaboração da primeira Constituição do Mato Grosso do Sul.

Roberto Orro  também foi Secretário de Justiça do Estado e nesta função criou os Conselhos Estaduais de Direitos Humanos, do Índio, do Negro e da Mulher e presidiu a Assembleia Legislativa.

O governador lamentou a perda do líder e registra sua solidariedade ao deputado Felipe Orro, à família e ao povo de Aquidauana.

Pelas redes sociais, o deputado Felipe Orro também se manifestou.

https://www.facebook.com/felipeorro.ms/photos/a.1970954106300818/3653602651369280