Em Dourados, disputa pela Prefeitura deve ficar entre Marçal Filho e Alan Guedes
As eleições em Dourados, segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, deverão ter dois protagonistas. Pelo menos foi isso o que mostrou a primeira pesquisa de intensão de votos de 2024 produzida pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência e divulgada no último dia 19.
O cenário indica a preferência do eleitorado entrevistado pelo nome do ex-deputado estadual Marçal Filho (Sem Partido) e do atual prefeito e pré-candidato a reeleição Alan Guedes (PP). Os dois aparecem liderando todos os quadros da pesquisa.
Na espontânea, ou seja, quando o entrevistado apresenta qualquer nome que deseja, Marçal Filho obteve 23,2% das declarações de votos, seguido por Alan Guedes, com 12%. O atual vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), foi citado por 6% dos eleitores.

Estimulada
Na linha estimulada, que é quando são apresentados aos entrevistados uma lista com nomes determinados, novamente os nomes de Marçal Filho e Alan Guedes foram os mais indicados, com a maioria declarando voto ao pré-candidato tucano.
No primeiro cenário, Marçal Filho atingiu 32% da preferência, enquanto Alan Guedes teve apenas 15,5%. No segundo cenário, Marçal obteve 34,3% dos votos declarados contra 17,2% de Guedes. No terceiro, o tucano somou 35% e Alan, 18%.
No quarto e último cenário, sem a presença do atual prefeito entre os concorrentes, Marçal Filho liderou com 40,2%. Confira nas imagens abaixo:




Rejeição estimulada
A pesquisa também trabalhou a rejeição, quando o entrevistado é questionado em quem não votaria de jeito nenhum. Nesta, o atual prefeito Alan Guedes teve 19,5%, na primeira colocação. O principal adversário, Marçal Filho, apareceu em sétimo lugar, com 3,60% das negativas.
