Em ato alusivo ao Dia da Árvore, governador destaca ações para transformar MS em Estado carbono neutro
Ao participar de ato simbólico em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) nesta segunda-feira (20), o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância da preservação do meio ambiente.
“É importante ter essa consciência do plantio de árvores, do reflorestamento e, principalmente, de transformar o Mato Grosso do Sul em um Estado carbono neutro, neutralizar todas as emissões de gases para ter, se Deus quiser, um futuro ainda melhor. Isso faz parte de uma política governamental e convido vocês: vamos todos plantar uma árvore e fazer o bem a nossa natureza”, afirmou. Durante o evento, cinco mudas de Ipês foram plantadas em frente a Governadoria.
Com uma série de iniciativas, Mato Grosso do Sul planeja mitigar a emissão de gases que prejudicam o meio ambiente e provocam o efeito estufa até 2030. “Temos o projeto que é o Estado carbono neutro, e não se faz mitigação de carbono, sem existir árvore. Então, o Dia da Árvore é fundamental para isso, que possamos refletir um pouco de qual a proposta, de comunicar as pessoas sobre a importância da educação ambiental, mostrando que o Governo realmente caminha no desenvolvimento sustentável. O governador sempre estabeleceu que o Estado buscasse o desenvolvimento sustentável, e sustentabilidade passa exatamente por esse ato simbólico que é o plantio de árvores”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.
A ação faz parte da campanha “Um futuro sustentável a gente planta hoje”, encabeçada pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), que prevê a distribuição e plantio 11 mil mudas de árvores nativas do cerrado brasileiro, no Estado. “Temos, dentro da nossa companhia, a Gerência de Meio Ambiente que é responsável por ações ambientais. Queremos despertar um sentimento de conscientização ambiental. É um gesto que a companhia faz para incentivar, aproveitando a data simbólica do Dia da Árvore. Árvore é vida e representa uma ação de sustentabilidade onde todas as pessoas devem fazer a sua parte”, disse o diretor-presidente da Sanesul, Walter Benedito Carneiro Junior.
Além de Reinaldo Azambuja, Jaime Verruck e Walter Carneiro, participaram do ato o secretário de Estado de Cidadania e Cultura, João Cesar Mattogrosso, e o secretário interino de Governo e Gestão Estratégica, Flávio César Mendes de Oliveira.