Dimensões oficiais nas quadras de esportes do Estado poderá ser uma realidade
O deputado estadual Herculano Borges (Solidariedade), 2º secretário da Casa de Leis, apresentou nesta manhã (4) projetos para fomentar a prática do esporte no Estado. O primeiro estabelece normas para a construção de quadras poliesportivas em escolas estaduais e demais espaços esportivos e de lazer, em Mato Grosso do Sul.
O projeto define que todas as novas quadras esportivas ou poliesportivas do Estado devem ser construídas nas dimensões oficiais das modalidades de vôlei, futsal, basquetebol e handebol, contendo a assinatura de um profissional de Educação Física, para que sejam atendidas as crescentes demandas de utilização para jogos e campeonatos desta quadra, já que as medidas oficiais são obrigatórias.
Também deverão ser respeitadas as cores das marcações de cada modalidade ao pintar a quadra. Com o objetivo de proporcionar conforto aos torcedores, as quadras deverão ter arquibancadas e alambrados que cerquem adequadamente a área onde ficam os bancos de reservas das equipes.
Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei na data de sua publicação.
O deputado Herculano Borges, também profissional de Educação Física, justificou sua proposição. “Acompanhando os jogos escolares e demais competições em nosso Estado, verificamos que algumas cidades não recebem jogos por não possuírem quadras com as dimensões oficiais necessárias para as competições. Esse problema urgente deve ser sanado para que os locais e quadras não se tornem inativos, incentivando sempre a prática de exercícios, que torna as pessoas mais ativas e menos propensas a diversas doenças”, relatou o parlamentar.