Política

Dia do Padroeiro de Campo Grande é inserido no Calendário de Eventos de MS

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a Lei 5.458, de autoria do deputado Evander Vendramini (PP), que inclui no anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia do Padroeiro do Município de Campo Grande (13 de junho), em comemoração ao Dia de Santo Antônio de Pádua. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (18).

A data de 13 de junho é feriado na Capital, decretado pela Lei Municipal 3.901, de 29 de outubro de 2001. A devoção ao santo está ligada ao fundador da cidade, o mineiro José Antônio Pereira. Em 1872, a procura de campos, ele e uma pequena caravana deixaram Montes Claros. Partiram para o sul de Mato Grosso. No caminho, tiveram que interromper a viagem por conta de uma “febre maligna” que atingiu muitas pessoas.

José Antônio, que era “prático” de farmácia e homeopata, salvou muitas vidas. “Devoto de Santo Antônio de Pádua, ele fez um voto para que não perdesse um só dos seus quando chegasse ao destino final. Além disso, faria uma igreja para o santo, cuja imagem já trazia em sua companhia. A comitiva se estabelece na confluência de dois córregos, mais tarde denominados de Prosa e Segredo. Nos anos seguintes, em 1876 e 1877, José Antônio cumpre a  promessa e constrói uma capela de pau a pique”, explicou Evander.

Revogação – O Diário Oficial também trouxe a revogação da Lei 1.717, que declarou de Utilidade Pública a Fundação Eduardo Contar.

Deixe um comentário