CapitalPolítica

Coordenadora das eleições para Conselho Tutelar dará explicações na Câmara

A eleição para a composição dos conselheiros tutelares de Campo Grande terá um novo capítulo na terça-feira (15). A Câmara Municipal convocou a coordenadora da comissão organizadora, Alessandra da Silva Hartmann, para prestar esclarecimentos sobre as muitas ocorrências registradas no dia do pleito.

O vereador João César Mattogrosso (PSDB) é o autor da convocação. Nesta semana, o vereador Delegado Wellington (PSDB) chegou a pedir a suspensão da eleição, mas o pedido não foi atendido.

Com 77 nomes disputando 25 vagas de conselheiros tutelares, a eleição não foi tranquila. Foram registradas a falta de cédulas, demora na abertura dos portões de uma escola onde acontecia a votação, falta de informações aos eleitores, entre outras reclamações.

A cidade teve disponível 60 locais de votação, sendo que cada sessão tinha três mesários para fornecer as orientações necessárias. Entretanto, os mais de 20 mil eleitores acabaram surpreendendo as expectativas de participação, com isso, vários problemas acabaram sendo registrados.

O resultado da apuração foi divulgado na noite de terça-feira (08), apesar disto, três candidatos eleitos (Liana Maksoud, Mirian Falcão e Mari Vilalba) podem perder os votos já que concorreram munidos de uma decisão judicial que ainda será julgada.