Política

Carlos Marun é exonerado do cargo de conselheiro da Hidroelétrica Itaipu Binacional

O ex-deputado federal e uma das principais figuras políticas do Estado de Mato Grosso do Sul, Carlos Marun (MDB), foi oficialmente exonerado do cargo de conselheiro da Hidroelétrica Itaipu Binacional. Para o lugar dele foi nomeada a ex-governadora do Paraná, Maria Aparecida Borghetti, casada com o líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR).

As ordens foram assinadas pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (06).

Marun estava no cargo desde o dia 31 de dezembro de 2018, quando foi nomeado pelo então presidente Michel Temer (MDB) em um de seus últimos decretos presidenciais. O ato foi uma retribuição ao fato dele ter deixado de disputar a reeleição naquele ano para permanecer como ministro de Governo e defender o nome de Temer no Congresso diante da ameaça do impeachment.

Em março de 2019, já na gestão de Jair Bolsonaro, Marun foi afastado do cargo por conta de uma ação popular e do Ministério Público Federal. Em primeira instância, o pedido foi negado. Na apelação à segunda instância, o relator do processo, desembargador federal Rogério Favreto, suspendeu o ato de nomeação em liminar. No julgamento de mérito pela 3ª Turma do TRF-4, a decisão foi revertida.

O Conselho de Administração da binacional é formado por 14 integrantes – sete brasileiros e sete paraguaios –, que se reúnem seis vezes por ano e têm como atribuições, entre outras, decidir sobre as diretrizes da hidrelétrica, o regimento interno e as propostas orçamentárias anuais.

Carlos Marun deixou o Conselho no início de abril deste ano sem ver a concretização do seu principal projeto, a ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho, ainda em fase de licitação e trâmite burocrático. Afastado da vida política, o ex-deputado lançou neste ano um canal no Youtube onde fala sobre pescaria, churrasco e bate-papo com amigos. O canal se chama ‘Pesca e Amizade’.

Quem é a nota conselheira?

No dia 22 de abril, Borghetti esteve com Bolsonaro em Brasília — Foto: Reprodução
No dia 22 de abril, Borghetti esteve com Bolsonaro em Brasília — Foto: Reprodução

No dia 22 de abril, Maria Aparecida Borghetti teve uma reunião com Bolsonaro em Brasília e publicou uma foto do encontro nas redes sociais.

Na ocasião, ela escreveu: “Estou em Brasília e pude entregar em mãos a réplica do nosso Palácio Garibaldi ao presidente da República Jair Bolsonaro. Agora, um dos símbolos da história de Curitiba estará no Palácio do Planalto, centro de decisões do país!”

Empresária e jornalista, Borghetti é formada em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), especializada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e também sócia-proprietária das agências VGB Comunicação e Marketing e C.B. Produções de Vídeo, onde atuou como coordenadora, diretora, produtora, redatora e apresentadora.

Deixe um comentário