Blogueiro Oswaldo Eustáquio tem prisão prorrogada
Alvo do inquérito que apura o patrocínio e a produção de conteúdos considerados fakes news, o blogueiro Oswaldo Eustáquio teve prorrogada por mais cinco dias a sua prisão temporária. O jornalista, que é dono de um canal de notícias e atua no site Agora Paraná, está preso desde o dia 26 de junho, quando foi localizado pela Polícia Federal em Campo Grande.
A decisão pela prorrogação da prisão partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito das Fakes News. Ele atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).
No despacho, o ministro determinou ainda que o detento seja colocado em uma cela destinada a presos que “podem sofrer represálias” ou na carceragem da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Distrito Federal.
Segundo a PGR, há indícios do envolvimento do blogueiro “em fatos que estão sob apuração e que guardam relação com ações de potencial lesivo considerável”. A investigação pontua que Oswaldo Eustáquio instiga uma parcela da população a impulsionar o extremismo do discurso de polarização e antagonismo, por meios ilegais, a Poderes da República (Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional).
No Twitter, o perfil do jornalista tem acompanhado com postagens diárias a sua prisão. Em Campo Grande, apoiadores de Eustáquio já promoveram até mesmo um protesto pedindo a sua liberdade e condenando a detenção. A prisão dele teria ocorrido após Oswaldo sinalizar que iria se esconder no Paraguai.
Jornalista Oswaldo Eustáquio é transferido para Brasília, nesta terça (30), e prisão prorrogada por mais cinco dias. #OswaldoEustaquioLivre#Oswaldojornalista
— Oswaldo Eustáquio (@oswaldoeustaqui) June 30, 2020