Assomasul: prefeitos já articulam apoios e formulação das chapas para a presidência
Passadas as eleições municipais, agora os prefeitos já se articulam para formar a nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Entre os nomes já indicados está o Dr. Lúcio Costa (PSDB), prefeito recém-reeleito em Santa Rita do Pardo.
Reconhecido pela gestão eficiente, o postulante teve aprovação de mais de 90% da população e não teve sequer um adversário no pleito do último dia 06 de outubro. Ao seu favor, pesa a experiência de já fazer parte da atual diretoria da entidade.
Ele é diretor de saúde da Assomasul, além disso, também é o atual presidente do Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema), inclusive, exerce o segundo mandato. Influente, ele é muito próximo do governador Eduardo Riedel (PSDB).
O principal adversário dele até o momento é Josmail Rodrigues (PSDB), prefeito também reeleito de Bonito. Ao seu favor, ele tem a proximidade com o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB.
A eleição na Assomasul aconteceu em janeiro de 2025, mas os registros das chapas são feitas em dezembro. O atual presidente é Valdir Couto de Souza Júnior (PSDB), prefeito de Nioaque que encerra a gestão neste ano.
Na Assomasul são tomadas decisões e traçadas metas a serem definidas dentro do processo de auto-organização dos interesses dos municípios. O prefeito é orientado como agir em determinados assuntos, além de receber informações de tudo o que se passa dentro e fora do Estado.