Política

Assembleia Legislativa celebra 30 anos do TRT 24ª e fortalecimento da Justiça em MS

Foi no Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), em 8 de janeiro de 1993, que foi realizada a solenidade de instalação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 24ª Região. A comemoração dos seus 30 anos de história não poderia ser em outro lugar. Na noite desta terça-feira (22), o Parlamento Estadual abriu suas portas para celebrar as três décadas da Justiça do Trabalho no Estado e homenagear personalidades que contribuíram para solucionar os conflitos trabalhistas com justiça e efetividade.

“Uma data ímpar para o TRT da 24ª Região e a celebração é ainda mais significativa aqui na Assembleia Legislativa, onde ocorreu a sua instalação. Na época, estiveram presentes os deputados Londres Machado e Zeca do PT. Esse reencontro significa que as instituições do Estado Democrático de Direito estão vivas. Hoje, a população, por meio dos parlamentares eleitos, presta homenagem aos protagonistas ao longo dos 30 anos de existência do Tribunal, sendo os servidores, magistrados, procuradores, fiscais e advogados, os quais levam a Justiça do Trabalho a todo cidadão”, destacou o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), proponente da solenidade.

Bastante emocionado, o presidente do TRT, desembargador João Marcelo Balsanelli, afirmou que a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul é referência no País. Em 30 anos, foram julgados quase 870.000 processos. O corpo funcional contou com a colaboração de 15 desembargadores, 123 juízes e 1356 servidores. Atualmente, são 26 Varas do Trabalho, distribuídas em 18 municípios do Estado. “Poderes convivendo harmonicamente, honrando a existência uns dos outros, solidificando a democracia e enaltecendo os valores constitucionais do trabalho, da livre iniciativa e na busca incessante de uma sociedade mais justa e solidária. Hoje, num ato de grandeza e desprendimento, a Assembleia Legislativa deixa de lado a sua função primeira, para um olhar carinhoso e acolhedor à Justiça do Trabalho”, disse Balsanelli, que também completa 30 anos de magistratura.  

Foram outorgados com a Comenda do Mérito Legislativo: André Luis Moraes de Oliveira, Márcio Eurico Vitral Amaro, Tomás Bawden de Castro Silva, João Marcelo Balsanelli, João de Deus Gomes de Souza, César Palumbo Fernandes, Maria Leonor Rocha, Carmeni Pessoa Ferraz de Souza, João Douglas Guio de Azevedo, José Gondim, Amaury Rodrigues Pinto Junior, Décio Braga, Marcio Vasques Thibau de Almeida, Alexandre Morais Cantero, Morais Cantero Advogados Associados, Sindicato dos Servidores Do Poder Judiciário Federal, Adão Bento Gregório, Dalva Telexeira Lemes, Manoel Bento Da Silva, Antônio Falcão Alves, Aparecido Travain Ferreira, Renato Luiz Miyasato, Diego Augusto Granzotto de Pinho, Osvaldo Nunes Ribeiro, Rafael Coimbra Jacon, Ademar de Souza Freitas, Claudia Gisele Vilela Marques, Flávio da Costa Higa, Eduardo de Matos Pereira, Gilza Núria Brandão Marroni e Wander Medeiros da Costa.

E ainda Terezinha Maria de Souza, Wilson Farias do Rego, Gerson Martins de Oliveira, Julio César Bebber, Alencar Minoru Izumi, Gilberto Tuller Espósito, Alci de Sousa Araujo, Fernando Camilo de Carvalho, Idelmar da Mota Lima, Hella de Fátima Maeda, Dea Marisa Brandão, Silvio Henrique Lemos, José Gonçalves Fernandes, Aluir José Comparin, Carlos Eduardo Armoa Canhete, Hassan Haj, César Augusto Projetti Paschoal, Abadio Baird, Bento Adriano Monteiro Duailibi, Yves Drosghic, Ione Albuquerque Pinto, Jonas Ratier Moreno, Priscila Rocha Margarido Mirault, Nery Sá E Silva De Azambuja (in memorian), Vanderley Manoel de Andrade Silva Filho, Walfrido Ferreira de Azambuja Junior, Mara Silvia Piccinelle, Idiran José Catellan Teixeira, Ana Paola Emanuelli Balsanelli, Nicanor De Araújo Lima, Abdalla Jallad, Neiva Márcia Chagas, Simone Beatriz Assis de Rezende, Gabriela Arosio, Simone Beatriz Assis de Rezende, Francisco Lima Filho, Oclécio Assunção, Francisco das Chagas Brandão e Edroaldo Fernandes de Aquino.

O desembargador André Luis Moraes de Oliveira falou em nome dos homenageados. “O Tribunal do Trabalho nasceu dentro da Assembleia Legislativa. Portanto, decorre sentimentos de irmandade e fraternidade. Todos os atores do mundo juslaboral estão emprenhados neste espírito da Casa Legislativa de Mato Grosso do Sul. Temos um Tribunal sensível, aberto, voltado para sociedade, que sabe ouvir os reclamos e as dificuldades, que dá decisões baseadas no equilíbrio para o crescimento econômico. Então, essa homenagem dos deputados é um reconhecimento deste espírito que surgiu desde o início da nossa Corte”, relatou.