destaques direitaPolítica

Após deixar a SEGOV, Pedro Caravina voltou a ser deputado estadual a partir de hoje

Os trabalhos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul serão retomados no próximo dia 05, com a sessão inaugural. O quadro de parlamentares terá uma novidade, trata-se do regresso de Pedro Arlei Caravina (PSDB), que havia se licenciado do cargo ainda no início de 2023 para atuar como secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica.

Nesta quinta-feira (1º), foi publicado o ofício no Diário Oficial da ALEMS em que trata do assunto. O documento, assinado por Caravina, informa que o parlamentar interrompe a licença concedida por meio da Resolução 1/2023 e que retorna às funções de deputado estadual a partir de 1º de fevereiro de 2024.

O documento também traz a resolução que oficializou a exoneração de Caravina do cargo de secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, no dia 31 de janeiro. O artigo 86 do Regimento Interno cita que o deputado licenciado pode optar pelos vencimentos da função referida ou pela remuneração do mandato, podendo, a qualquer momento, interromper a licença e reassumir o cargo.

Em suas palavras, o deputado Pedro Caravina agradeceu a oportunidade que teve de trabalhar ao lado do governador Eduardo Riedel (PSDB) ao longo do último ano, destancao que ‘a missão foi cumprida’. “Depois desse ano exitoso, onde o governo concluiu com uma avaliação superior a 80%, mostra que o objetivo foi alcançado. E agora vou poder exercer o meu mandato, que recebi da população e dos eleitores do Estado, com quase 32 mil votos, com dedicação”, disse.

Ainda na sua declaração, se comprometeu a legislar e participar, junto aos demais deputados, de debates importantes. “O objetivo de todo homem público é trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Então, é motivo de orgulho e satisfação estar de volta à Assembleia e pronto para trabalhar em prol dos sul-mato-grossenses”, pontuou.

Com a volta dele ao cargo, o deputado que ocupava a cadeira, João César Mattogrosso (PSDB), deixa o quadro parlamentar. Ele vai ser o novo secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Casa Civil, segundo publicação do Diário Oficial do Governo do Estado de 31 de janeiro e republicada pelo Legislativo. 

Currículo

Nascido em Presidente Prudente, no dia 30 de junho de 1970, Pedro Caravina foi delegado da Polícia Civil, prefeito de Bataguassu, presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), secretário-adjunto de Infraestrutura do Governo do Estado e secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica.

Nas eleições de 2022, Caravina se candidatou pela primeira vez ao cargo de deputado estadual, sendo eleito com 31.952 votos, ficando em sétimo na colocação geral entre os 24 eleitos para Assembleia Legislativa.