Agenda de Lula em MS para demarcação de terra indígena é adiada
A vinda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Mato Grosso do Sul, prevista para o dia 25 deste mês, foi adiada. O evento simbólico era para demarcar a Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João.
Conforme o secretário-executivo do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Eloy Terena, Lula deve vir ao estado no próximo mês para participar do ato, visto por ele como uma importante conquista para os indígenas.
A demarcação da terra foi homologada em setembro pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A União e o Governo de Mato Grosso do Sul pagarão R$ 146 milhões aos fazendeiros pelas benfeitorias e terra nua. Os índios ficaram com uma área total de 9.317 hectares.
A expectativa é de que o presidente também anuncie políticas públicas para a população indígena, reforçando o compromisso do governo federal com os direitos dos povos originários.
Não houve a divulgação da nova data, porém, a expectativa é que seja entre os dias 04 e 05 de dezembro. Lula também deve participar da inauguração da fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, considerada a maior linha única de produção de celulose do mundo.