Youtubers trocam acusações após operação que apreendeu carros
Os youtubers Eduardo Razuk e Luan Galasso, que possuem canais onde postam vídeos dirigindo em alta velocidade e tirando rachas trocaram acusações pela internet após a operação da Polícia Civil que aprendeu quatro carros deles nesta segunda-feira (24), em Campo Grande. Um homem ligado aos dois chegou a ser preso, pagou fiança e depois foi liberado.
Nos vídeos publicados, os youtubers que eram amigos e chegavam a compartilhar conteúdos, falaram sobre veículos que compraram no Paraguai. Luan diz que os problemas começaram quando a dupla foi ao país vizinho e trouxe um Corolla no mês de abril. Segundo ele, a transação foi de responsabilidade de Razuk.
“Ele comprou o carro e eu só fui acompanhar, eu emprestei meu nome para ele fazer um contrato de compra e venda no Paraguai . Ele afirma que eu comprei o carro e revendi para ele. Isso foi fato de eu ter ficado p. com ele, e isso não é verdade”, afirmou.
Por conta do carro, Razuk chegou a ser preso por recepção e solto no mesmo dia. Ele disse que não tinha ideia que estava agindo ilegalmente. “Não tem certo nesta história, está todo mundo errado, eu estou errado também, eu não sabia que ter um carro do Paraguai na minha garagem, dá rolo “, disse.
Luan gravou outro vídeo no qual acusa Razuk de traição. Ele diz que o ex-amigo o entregou à polícia sobre outro veículo trazido do Paraguai, um Subaru, apreendido na operação desta segunda-feira. De acordo com as investigações, o carro é contrabandeado e estava sendo desmanchado. Um funcionário da oficina foi preso por recepção e liberado após pagar fiança de R$ 5 mil.
“Vocês acham mesmo que não foi dedurado? Não tem o que falar, e aí vocês falam, Luan de onde você tirou isso? fontes confiáveis, não posso falar, infelizmente tem coisas que a gente não pode falar […] está aí o depoimento dele, tentando jogar a bucha para cima de mim” , falou.
Eduardo negou que tenha dito a polícia sobre o carro japonês. “Ele acha que foi que dedei, ele vai ter que provar isso, ele faz vários vídeos desse Subaru, então para a polícia foi fácil descobrir que o carro estava lá”, afirmou.
Crimes famosos na internet
Os dois youtubers possuem canais que somam quase 800 mil inscritos. Neles, postam rachas e dirigem em alta velocidade. Em um dos vídeos, Luan filma o carro que dirigia no momento do estouro de um dos pneus a mais de 200 km/h. Já a Razuk estimula a própria mãe a participar de um racha. Em uma outra filmagem, ele aparece ao lado de um menor de 13 anos que dirige um carro importado.
Razuk está sendo processado por incitação ao crime, direção perigosa, e desobediência, porque violou o toque de recolher em Campo Grande. Além disso, é investigado pelo crime de receptação. Ele chegou a ser preso, mas foi solto depois de pagar fiança.
Operação que apreendeu 4 veículos
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul cumpriu mandados de busca e apreensão nesta segunda-feira (24) em Campo Grande e apreendeu 4 veículos dos youtubers Eduardo Razuk e Luan Galasso, que possuem canais onde postam vídeos dirigindo em alta velocidade e tirando rachas.
Na residência de Razuk, em um bairro nobre, foram apreendidos uma caminhonete e dois carros de luxo, uma BMW e um Mini Cooper ,além uma pequena porção de maconha. De acordo com a polícia, o namorado do youtuber assumiu ser o dono da droga, foi atuado e logo em seguida liberado.
Segundo o delegado Ricardo Meirelles Bernardinelli, os veículos foram apreendidos porque apresentam suspeitas de modificações não permitidas por lei. “Os veículos parecem ter mudanças como rebaixamento, alguns turbinados, chipados para aumentar a potência do motor, situações que são proibidas pelo Código Nacional de Trânsito. Para provar isso, será feita uma uma perícia em todos”, explicou.
O advogado de Razuk, Marlon Ricardo Lima Chaves, negou que haja modificações ilícitas nos veículos apreendidos. “As modificações que existem são permitidas por lei, como troca de faróis, por exemplo, esperamos que o carros sejam liberados logo após a perícia que não vai constatar nenhuma irregularidade”, afirmou.
A operação conduzida pela 1º e 3º delegacia da Polícia Civil também localizou celulares e cartões de memória de gravações com possíveis registros dos rachas. Todo material também será periciado, segundo a polícia.
O outro carro apreendido estava em uma oficina e seria de Luan Galasso. De acordo com as investigações, o veículo é contrabandeado do Paraguai e estava sendo desmanchado. Um funcionário da oficina foi preso por recepção e liberado após pagar fiança de R$ 5 mil. Conforme a polícia, Galasso vai responder por adulteração de sinal identificador e contrabando.
*Por G1 MS