Preso em Dourados, homem que decaptou rival no MT foge durante a transferência para presídio
As forças policiais de Mato Grosso do Sul estão procurando pelo detento e assassino Maikel Pereira dos Santos, de 28 anos, que conseguiu fugir do Instituto Médico Legal (IML) de Dourados na data de ontem (14). Ele é responsável pela morte de Gediano Aparecido da Silva, de 19 anos, em crime ocorrido na cidade de Lucas do Rio Verde (MT) em janeiro de 2022.
A Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) confirmou a fuga do preso e detalhou que ele conseguiu se livrar das algemas, pular o muro do local e fugir dos policiais. Na ocasião, a equipe fazia a transferência de oito presos para o Penitenciária Estadual de Dourados (PED). O grupo estava realizando exames de corpo de delito no IML quando aconteceu a fuga.
“Durante a realização de exame de corpo de delito no IML um dos presos conseguiu se desvencilhar das algemas e empreender fuga pulando o muro do órgão público, tomando rumo ignorado. Desde então todas as diligências possíveis estão sendo empreendidas por todas as forças de segurança pública que atuam na cidade de Dourados para a recaptura do foragido”, diz a nota da DEPAC.
O crime
Gediano foi assassinado após avisar a família que sairia do trabalho para vender um celular, mas horas depois a cabeça dele foi encontrada por testemunhas dentro de um contêiner de lixo. A decapitação da vítima foi gravada e compartilhada nas redes sociais. Nithiely Catarina Day Souza, de 19 anos, foi presa por gravar o vídeo do assassinato.
A investigação detalhou que a cabeça da vítima foi arremessada de dentro de um carro. O autor do assassinato, Maikel, foi preso em Dourados no dia seguinte pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), após informações da polícia de Mato Grosso. Quando foi abordado, portava documentos falsificados, que facilitavam o trânsito.
Após diligências, equipes do Dracco, com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), localizaram e prenderam o suspeito. Com ele, foram encontrados o carro usado no crime e uma arma. No veículo havia vestígios de sangue humano. O suspeito foi autuado pelo homicídio qualificado. O crime foi motivado por uma disputa entre facções criminosas que atuam no município.