Policiais da reserva serão convocados para reforçar segurança nas UNEIs
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai usar policiais militares da reserva como reforço na segurança das Unidades Educacionais de Internação (UNEIs). A iniciativa foi tomada como resposta aos últimos motins promovidos pelos adolescentes em internação.
A princípio, 12 servidores da reserva serão convocados para atuar como guardas armados. Antes, eles irão passar por exames de saúde. Além do reforço no pessoal, também serão instaladas nas unidades sistemas de segurança como cerca-elétrica e concertina, além de câmeras de videomonitoramento.
“Vamos manter guardar armada, sim, vamos colocar concertina e cerca elétrica nas muralhas. Não podemos tratar como se estivessem ali apenas anjos, o que temos ali são criminosos”, comentou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, na manhã desta segunda-feira (27), durante a entrega de novas viaturas para a PM.
Os problemas nas UNEIs do Estado começaram a se agravar no início de dezembro. No dia 16 daquele mês, 95 internos promoveram uma rebelião na UNEI Dom Bosco, em Campo Grande, se aproveitando que apenas cinco agentes socioeducativos faziam o monitoramento do local. Do total, 26 internos fugiram.
No último domingo (26), novamente na Dom Bosco, outro motim exigiu a presença da tropa de choque da PM. Os menores quebraram os cadeados das grades e tomaram conta dos corredores após uma das visitas ser barrada por irregularidades nas exigências.
As UNEIs abrigam adolescente de 12 aos 17 anos de idade, mas há muitos maiores de 18 anos por conta de atraso no julgamento do processo e na transferência para presídios.