PMA resgata antas que caíram em lagoa de esgoto de Sidrolândia
O resgate de duas antas, pesando cerca de 270 quilos cada uma, mobilizou uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) na quarta-feira (12), em Sidrolândia. Os animais silvestres caíram dentro da lagoa da estação de tratamento de esgoto doméstico da cidade.
Conforme o registro da ocorrência, funcionários da empresa de saneamento básico que atende o município acionaram a PMA após constatarem que as antas não conseguiam sair de dentro da lagoa, que tem aproximadamente 2.100 m² e é bem profunda.
Na ação, os policiais verificaram que as antas, sendo um casal de 270 kg cada, não conseguiam sair da lagoa devido a manta impermeabilizante que era escorregadia, o que as deixavam elas muito estressadas e também cansadas.
Foi necessário usar um barco para poder laçar os animais com cordas e cambões para puxá-los para fora com cordas. Mesmo com a embarcação, foi difícil laçar os bichos, tendo em vista que as antas mergulhavam e nadavam muito rápido.
Foram mais de cinco horas de manuseio, com muita paciência para evitar ferimentos ou acidentes. Os policiais conseguiram retirar os animais da lagoa, que depois foram reinseridos em seu habitat natural em uma área de mata nas proximidades do local.
Após a conclusão dos trabalhos de resgate, a PMA orientou a empresa de saneamento a providenciar uma cercar no entorno da lagoa para evitar novos acidentes com animais silvestres, que são predominantes na região.
Veja o vídeo do resgate divulgado pela PMA: