MunicípiosPolicial

PF faz operação contra golpes no programa Fome Zero em MS

A Polícia Federal (PF) faz nesta quarta-feira (09), em sete municípios de Mato Grosso do Sul, operação contra golpes no programa Fome Zero. O objetivo é cumprir 5 mandados de busca e apreensão em Campo Grande, Corumbá, Terenos, Bodoquena e Caracol, e ouvir seis testemunhas simultaneamente.

Por conta da suspeita de golpes no programa, nove servidores públicos lotados na Companhia Nacional de Abastecimento e no Programa de Aquisição de Alimentos da Ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea, de Corumbá, foram afastados.

Segundo a PF, a investigação que resultou na operação Pesticida, verificou que entre 2011 e 2016, os suspeitos cadastraram para recebimento de valores produtores rurais que não tinham vendido para a Conab e também propriedades que não tinham capacidade produtiva.

A polícia constatou ainda que o grupo também simulava entrega de produtos e assim conseguia a liberação de pagamentos por serviços que não eram feitos.

O Programa busca ser um instrumento de políticas públicas de garantia de renda e de apoio à comercialização de alimentos produzidos pelos agricultores familiares, assentados e povos e comunidades tradicionais. Oportuniza ainda a aquisição dos produtos agrícolas por eles produzidos e a destinação a entidades de assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar (creches, escolas, igrejas, dentre outras).