Policial

PF faz ação contra grupo criminoso que fazia travessia de haitianos em trilha na fronteira do Brasil com Bolívia

A Polícia Federal (PF) faz operação nesta terça-feira (31) contra um grupo criminoso que fazia a travessia de haitianos em uma trilha, na fronteira do Brasil com a Bolívia. Segundo a investigação, a migração ilegal ocorria com a participação de despachantes de viagens e empresários do ramo na cidade de Corumbá, a 413 km de Campo Grande.

A investigação começou com denúncias de que uma pessoa estaria agindo como “coiote” e, ao receber dinheiro, fazia a travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia. Tudo ocorria nos períodos da manhã e noite, quando os despachantes buscavam meios de atravessar os migrantes, entre eles diversas crianças e mulheres grávidas.

Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” de nacionalidade boliviana, que tinham a função de mostrar o percurso correto até o território do país vizinho, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos, ainda conforme a PF.

PF cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Corumbá (MS) — Foto: PF/Divulgação
PF cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Corumbá (MS) — Foto: PF/Divulgação

No decorrer da investigação, que durou alguns meses, a PF aponta que, a cada dia, cerca de 150 haitianos passavam pelo local.

Os policiais federais do município cumpriram um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão, todos expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá.

Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa.

O nome FO M’ALE da operação é em alusão a uma expressão em idioma Creole, falado no Haiti. Esta expressão significa “preciso ir embora” em tradução livre, e traduz a vontade destas pessoas em deixarem o país em busca de novas oportunidades em países como Chile, México e Estados Unidos.

Denúncias, sob total sigilo, podem ser feitas no telefone: (67) 9 9131-9355.

*Por G1 MS

Deixe um comentário