Policial

Paraguai prende brasileiro que liderou roubo histórico de US$ 20 milhões de associação

Foi preso na divisa internacional de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, nessa quinta-feira (15), o chefe da quadrilha de bandidos responsável pelo roubo da US$ 20 milhões de um cofre na sede da associação dos cambistas, no País vizinho, em crime ocorrido no último dia 05.

Conforme o registro, o autor estava foi localizado pela Força Nacional escondido no meio de uma vegetação fechada em Capitán Bado (PY), cidade que faz fronteira seca com Coronel Sapucaia, sendo divididas por apenas uma rua. O local tinha rede para dormir e comida.

A investigação aponta que o roubo foi planejado e executado por facções brasileiras, além disso, o grupo escavou durante pelo menos um ano um grande túnel de acesso na área central de Ciudad Del Este (PY) para chegar até a sede da associação.

O roubo foi descoberto na manhã do dia 05, quando os primeiros cambistas chegaram ao local para trabalhar. Foram levadas do cofre 25 bolsas com dinheiro e até barras de ouro. Dos 148 integrantes da associação, apenas dois registraram denúncia na polícia. 

Apesar de ser uma associação organizada, a polícia do Paraguai disse à imprensa local que a maioria dos doleiros agia de forma clandestina, trocando dólares, reais e guaranis nos arredores de Ciudad Del Este, inclusive lavando dinheiro de contrabando e tráfico.

O prédio usado para escavar o túnel foi alugado no final de 2022 e, para evitar suspeitas, a quadrilha abriu uma loja de venda de camisetas esportivas, apenas de fachada. O túnel tem ao todo 180 metros e passa até mesmo por debaixo de uma agência bancária.