Operação em MS investiga contrabando de cigarros
Operação policial cumpre em vários estados do país 40 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão nesta quinta-feira (08). De acordo com as informações, agentes da Polícia Federal e da Rodoviária Federal e até mesmo militares do Exército Brasileiro participam da ação, batizada de ‘Teçá’, que em guarani significa ‘estado de atenção’.
A operação visa desmanchar mais um esquema de contrabando de cigarros paraguaios. Os mandados estão sendo cumpridos em Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Amambai, Iguatemi, São Gabriel do Oeste e Rio Brilhante, todas essas em Mato Grosso do Sul, e também em Maringá e Umuarama, no interior do Paraná, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Segundo a investigação, que começou em 2018, o grupo tem um núcleo em MS e enviava os cigarros fabricados no Paraguai para outras localidades do País. De lá para cá já foram apreendidos R$ 144 milhões em contrabando, 155 veículos usados para transportar cigarros e 75 pessoas presas.
Apenas no dia 15 de junho de 2018, 11 carretas foram flagradas carregando 1 milhão de maços de cigarros em Ivinhema. Na ação, nove motoristas foram presos. A carga foi avaliada em R$ 10 milhões.
Até agora, entre os detidos na operação, está um policial rodoviário federal. Na semana passada, em outra ação policial contra o contrabando de cigarros, dois PRFs já haviam sido detidos por participação no esquema.