Ladrões furtam fios de escola da capital e deixam alunos ‘no escuro’
Ladrões furtaram fios de energia elétrica da escola municipal Arassuay Gomes de Castro, na Vila Manoel da Costa Lima, em Campo Grande. O furto foi no último fim de semana e, desde então, parte dos alunos está estudando em salas de aula sem energia elétrica, ou seja, sem luz, nem ventilação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, “o problema ocorreu há poucos dias e já está sendo resolvido”. No entanto, pais de alunos reclamam que na segunda-feira (13) já não havia energia na escola e até agora o problema não foi solucionado.
“Nesse calor e as crianças não tem ventilação nas salas de aula há dias, é insustentável”, afirmou um pai, que prefere não se identificar.
A Semed não definiu um prazo para solucionar o problema. Também não explicou se a escola conta ou não com vigilante patrimonial. O caso está sendo investigado pela polícia.
COMÉRCIO ILEGAL
O furto de fios se tornou um problema nacional, desde que o cobre ganhou valor no mercado de metais. Operações tem sido realizadas em vários estados do pais, com o objetivo de prender envolvidos nos crimes, que afeta a segurança de residências, comércios, órgãos públicos e até a saúde pública.
Conforme a polícia, os cabos e fios elétricos furtados são geralmente queimados para separar a proteção de plástico e extrair o cobre, e em seguida, são comercializados ilegalmente. O comerciante que comprar fios e cabos de cobre sem procedência de origem pode ser penalizado por receptação qualificada, com pena reclusão de três a oito anos e multa.
*Por G1 MS