Policial

Homem viaja e abandona cachorros e pássaros em casa

Um funileiro de 47 anos foi autuado por crime ambiental e teve uma multa de R$ 2,5 mil após a polícia vistoriar o imóvel dele, em Três Lagoas, na região leste do estado. A equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) foi ao local, há dois dias, após denúncias que falavam sobre abandono de cachorros.

“De início, os policiais não tinham visto as aves, apenas os cachorros. E agentes da secretaria do meio-ambiente foram juntos, já para levar os cachorros ao CCZ [Centro de Controle de Zooneses]. Foi quando eles perceberam que também havia aves e estas estavam em gaiolas e sem alimentos, inclusive duas mortas”, afirmou o tenente-coronel Ednilson Queiroz, comandante da PMA.

O homem foi encontrado nessa quinta-feira (27) e autuado por maus-tratos a três cachorros e por maus tratos e criar aves silvestres ilegalmente. Ele estaria viajando há vários dias, deixando os animais sem água e alimento, extremamente debilitados, conforme a investigação.

Polícia flagrou aves ao vistoriar imóvel após denúncias em MS — Foto: PMA/Divulgação
Polícia flagrou aves ao vistoriar imóvel após denúncias em MS — Foto: PMA/Divulgação

As cinco aves silvestres foram identificadas como dois canários-da-terra, um coleirinho, um sabiá e um bigodinho, em cinco gaiolas que eram mantidas em cativeiro pelo infrator, sem autorização ambiental. As aves também estavam sem alimento e sem água e o coleirinho e o sabiá já estavam mortos.

Os cachorros foram apreendidos e encaminhados ao CCZ do município. Já as aves foram encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.

A pena para o crime ambiental de maus-tratos a animais possui pena de três meses a um ano de detenção. No caso de manter aves silvestres em cativeiro, a punição varia de seis meses a um ano de detenção.

*Por G1 MS

Deixe um comentário