Homem usa balestra para ameaçar vizinhos de morte em cidade de MS
Um artefato para caça considerado milenar foi apreendido pela Polícia Militar na última segunda-feira (17) na cidade de Bonito. Conhecido pelos nomes de ‘Besta’ ou ‘Balestra’, o objeto é um aperfeiçoamento para o disparo de flechas (setas) utilizando o tradicional arco, porém, com o gatilho de uma arma de fogo.
De acordo com o registro da ocorrência, divulgado somente nesta quinta-feira (20), policiais da radiopatrulha da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar foram acionados por uma mulher via 190 na qual relatou estar sendo ameaçada pelo seu vizinho, de 43 anos.
Na sua versão, houve desentendimentos com o homem no ano passado e desde então ele vem ameaçando a família de morte. Na última segunda-feira, o sujeito teria apontado a Balestra contra a residência dela e dito que iria matar alguém nas próximas horas. Desesperada, ela ligou para a polícia.
Imediatamente, uma equipe esteve no endereço e fez buscas pelos imóveis e imediações até conseguir encontrar a arma e cinco flechas na posse do suspeito. Uma sexta flecha foi encontrada dentro da casa da vítima, tendo sido disparada um dia antes da ocorrência.
Diante dos fatos, o morador foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Polícia Civil, que está investigando o caso.
A Polícia Militar orienta que este instrumento é utilizado para fins esportivos, em locais apropriados, e que o manuseio inadequado pode causar mortes e a simples posse pode configurar crime/infração.
Não há uma regulamentação específica no Brasil para a utilização das balestras.