Dupla pegava cartões de idosos em agências bancárias para fazer compras e saques
Dois suspeitos de estelionatos contra idosos de Mato Grosso do Sul foram presos sábado (10). Segundo a delegada de Polícia Civil, Priscila Anuda, José Sales de Sousa, de 51 anos, foi preso em Campo Grande logo após um golpe e Janderson Ramos da Silva, em Campinas (SP), quando embarcava para Maceió.
De acordo com informações do boletim de ocorrência, na manhã de sábado um idoso de 83 anos foi até uma agência no bairro Chácara Cachoeira sacar dinheiro e foi orientado por um homem que estava lá a fazer o cadastro biométrico.
O idoso fez o cadastro e ao sair do banco percebeu que o cartão dele havia sido trocado pelo homem que estava no local, o qual lhe entregou um em nome de outra pessoa. Em seguida, passou a receber mensagens no celular com informações de quatro compras com o cartão dele que somam quase R$ 4 mil e um pagamento de impostos no valor total de R$ 10 mil.
A Polícia Civil foi acionada e localizou José Sales em uma agência bancária da área central. Ele confessou o golpe ao idoso de 83 anos e contou ainda sobre o envolvimento de Janderson, o qual fugiu do local assim que os policiais chegaram, sendo então preso no aeroporto de Campinas.
Conforme a delegada, a dupla estava agindo a cerca de um ano em Campo Grande e teria feito aproximadamente 20 vítimas. “Abordavam as vítimas como se fossem funcionários dos bancos, observavam a senha e os dados e trocavam os cartões”, resumiu Priscila sobre a ação dos golpistas.
Os cartões entregues às vítimas eram de pessoas que já tinham caído nos golpes. Com os suspeitos foram encontrados diversos cartões, celulares e dinheiro.
Janderson e José Sales devem responder por furto qualificado pelo abuso de confiança e por organização criminosa.
*Por G1 MS