Detento morre ao se cortar em arame durante fuga na Gameleira
Um preso do estabelecimento penal agroindustrial da Gameleira, de regime semiaberto, em Campo Grande, tentou fugir na madrugada deste sábado (7), mas acabou se enroscando e se cortando em uma concertina – espécie de arame farpado com lâminas, quando tentava pular uma grade e morreu.
Segundo a Polícia Civil, a tentativa de fuga ocorreu por volta das 4h11. Cleyton Giovane de Arruda da Silva, de 40 anos, escapou por um buraco da cela em que estava e tentou escalar uma grade da área de segurança, mas se enroscou na concertina, escorregou e sofreu um ferimento profundo no braço esquerdo, próximo a axila, além de cortes na mão direita e tornozelo.
Ele foi socorrido por agentes penitenciários, que tiveram dificuldades para retirá-lo da concertina. Um deles, inclusive, fez um torniquete para tentar estancar a hemorragia. O Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) também foi acionado, mas o detento não resistiu e morreu no local.
A Polícia Civil foi acionada e vai investigar o caso como morte a esclarecer. Ele cumpria pena pelos crimes de roubo e lesão corporal.
A secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) disse que a agência estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) também vai apurar o caso.
*Por G1 MS