Decat resgata cãozinho e dois cavalos que estavam sofrendo maus-tratos e abandono
Um cachorro e dois cavalos foram resgatados pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista (DECAT) nas últimas 24 horas, em Campo Grande. Uma mulher acabou presa por maus-tratos.
Segundo as informações, na segunda-feira (23) a equipe foi verificar uma denúncia de maus-tratos contra um cachorro no bairro Izabel Gardens. Ao conferir os fatos, os investigadores encontraram o cachorro em condições críticas de saúde.
A tutora estava presente, embora não morasse no local, disse que o cãozinho havia sido atropelado em abril e vinha tratando a pata quebrada com pomada cicatrizante, sem ter procurado ajuda de um médico-veterinário.
Além disso, o cachorro estava com leishmaniose, ferido e com purulenta nos olhos, sem água e alimentação adequada disponíveis. Diante da omissão nos cuidados, a mulher recebeu voz de prisão em flagrante pela prática do crime de maus tratos qualificado.
Cavalos abandonados
Nesta terça-feira (24), a equipe da DECAT, acompanhada do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi até uma propriedade rural no bairro Chácara das Mansões para verificar a denúncia de abandono de um cavalo.
No local, foram encontrados dois animais em situações precárias de saúde, estando claramente desnutridos e com carrapatos pelo corpo. O CCZ fez o resgate e os cavalos serão cuidados pelos médicos-veterinários próprios.
A IAGRO foi acionada e compareceu para que as medidas administrativas cabíveis fossem adotadas e o autor levado para a Delegacia, onde foi ouvido sobre o crime de maus tratos. Não há informação se ele foi preso.