Concursos

Exército lança editais para quem deseja ou não ingressar na carreira militar

O Exército Brasileiro está com dois editais em aberto destinados tanto para quem deseja seguir a carreira militar como para quem não deseja ingressar. Conforme consta, são 70 vagas para o Concurso de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CACFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares de 2020/2021 e 28 vagas para para Oficiais da Reserva (CACFG/Reserva).

As candidaturas devem ser realizadas do dia 2 de julho até o dia 18 de agosto de 2020, por meio do site do Instituto Militar de Engenharia. Há as taxas de participação é de R$ 100,00 com possibilidade de solicitar a isenção entre os dias 2 e 13 de julho de 2020.

Para participar, os interessados devem cumprir alguns requisitos específicos da área de atuação, tais como:

  • Ser brasileiro;
  • Ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino;
  • Ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino médio ou equivalente;
  • Ter a idade mínima de 16 anos de idade e máxima de 21 ou 22 anos, ambos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME);
  • Possui a altura mínima de 1,60m aos candidatos do sexo masculino ou, se do sexo feminino, a altura mínima é de 1,55m

Como método de selecionar os candidatos, em primeiro momento, será aplicado a prova objetiva, na provável data do dia 11 de outubro de 2020, com questões matemática, física e química.

Porém, haverá ainda fases com provas em dias específicos, exclusivamente, destes conteúdos citados e de português, redação e inglês. Ademais, os candidatos inscritos também serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF);
  • Avaliação Psicológica (Avl Psc);
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH).

A duração do curso é de cinco anos e será realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover currículos estruturados à graduação em Engenharia Militar e à formação do oficial.

Logo no primeiro ano de curso, ao ingressar o candidato recebe a codificação de militar aluno do curso do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME (CFOR/IME), bem como o fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, alojamento e salário inicial de R$1.334,00, além de poder receber promoções.

Assim, ao término do primeiro ano o aluno será declarado aspirante-a-oficial da Reserva do Quadro de Material Bélico. Posteriormente, nos quatros anos restantes, na situação de civil, haverá o decorrer do curso de graduação.

Clique aqui para conferir os editais completos (Militares da Ativa e Militares da Reserva).

Deixe um comentário