Sambista Riachão, de “Cada macaco no seu galho”, morre aos 98 anos
Morreu nesta segunda-feira (30) o sambista Riachão, aos 98 anos de idade. De acordo com as informações, o músico e compositor faleceu durante a madrugada, enquanto dormia na sua casa, na cidade de Salvador (BA).
Clementino Rodrigues, nome de batismo do artista, compôs a clássica canção “Cada Macaco no seu Galho”, que ficou conhecida nacionalmente após a regravação feita pelos cantores Caetano Veloso e Gilberto Gil. Foi ele quem escreveu também a música “Vai Morar com o Diabo”, que teve uma versão cantada pela roqueira Cássia Eller no disco Acústico MTV Ao Vivo.
https://www.youtube.com/watch?v=ahE4Ztoo7BI
Ele nasceu no bairro do Garcia, na capital baiana, em 1921. Compôs a primeira canção aos 12 anos e teve inúmeros parceiros, entre eles Jackson do Pandeiro. Apesar do sucesso e a relevância que tinha no cenário sambista baiano, o primeiro disco foi gravado tarde, somente quando ele já tinha 80 anos.
Riachão também participou do filme “Os Pastores da Noite”, do francês Marcel Camus, baseado na obra homônima de Jorge Amado. Uma de suas últimas aparições públicas foi durante o Carnaval, quando acompanhou da sacada de sua casa a saída do bloco Mudança do Garcia.
Para este ano planejava lançar o álbum “Se Deus quiser eu vou chegar aos 100”, com repertório inédito e autoral. Seria o primeiro disco de Riachão desde “Mundão de Ouro”, lançado em 2013.